Pular para o conteúdo principal

PESQUISA SOBRE POLÍTICA NO ESPAÇO PÚBLICO ESCOLAR É DESTAQUE NO CAMPUS DO CEFET EM NEPOMUCENO


O que você pensa e sabe sobre política? Essa foi uma das indagações que instigou alunos do campus Nepomuceno Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), no Sul de Minas, para o desenvolvimento do projeto “O exercício da política no espaço público escolar”. 

O trabalho de Marcos Fernandes e Thiago Henrique Carvalho, do curso técnico integrado em Mecatrônica, com orientação do professor Lucas Guedes Vilas Boas, permitiu a conquista do primeiro lugar geral na 28ª Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META) do campus.

O objetivo do projeto foi avaliar como a política é praticada no campus Nepomuceno e qual a avaliação dos estudantes sobre a temática. 

Os integrantes buscaram, ainda, compreender como a não utilização dos espaços públicos, especialmente os ambientes escolares, para a discussão de temas políticos influencia o desinteresse e o desconhecimento da população sobre o assunto. “Discutir política é de extrema importância, uma vez que nossos discursos e ações nos espaços públicos são notadamente políticos. 

Além disso, o exercício da política precisa ser uma prática corriqueira nos espaços públicos, como as instituições de ensino, visto é determinante em diversos aspectos fundamentais do país, como economia, saúde, educação, entre outros”, destaca o professor Lucas.

O projeto teve a seguinte dinâmica: leitura e análise de referências bibliográficas sobre política e, posteriormente, discutidas por meio de reuniões realizadas quinzenalmente. 

Na sequência, foi elaborado um questionário e entregue aos alunos do campus. Com base na análise das respostas dos questionários, foram selecionados 11 estudantes para as entrevistas semiestruturadas e, por fim, foi realizada a análise de conteúdo das entrevistas.

O professor Lucas ressalta que o primeiro lugar na META traz reconhecimento à pesquisa e à dedicação dos alunos que participaram do projeto. 

“Esperamos que a premiação do trabalho e sua efetivação consigam instigar mais ações e debates relativos à política no campus Nepomuceno, pois a análise dos questionários e das entrevistas semiestruturadas mostrou que a maioria dos estudantes não se interessam por política e desconhecem o significado de muitos termos comumente utilizados no cotidiano e no senso comum”, conclui Lucas. 

O professor defende a importância da popularização de trabalhos científicos relativos à política já que mostra que discussões e pesquisas sobre a temática podem se basear em conhecimentos científicos respaldados por metodologias. 

“A difusão de projetos e pesquisas sobre política pode contribuir para o aumento de interesse dos cidadãos, sobretudo os estudantes, pelo assunto e, consequentemente, para a ampliação dos estudos e dos conhecimentos vinculados à política”, ressalta o professor.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...