Pular para o conteúdo principal

PESQUISADORA DA UFLA APRESENTA TRABALHO SOBRE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA CADEIA DO CAFÉ


O artigo “Avaliação de um modelo de inteligência competitiva aplicado à indústria do café”, de autoria do doutor em Administração Eduardo Cesar Silva, da doutoranda em Administração, Angélica Azevedo, e do professor titular do Departamento de Gestão Agroindustrial (DGA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Luiz Gonzaga de Castro Junior, foi apresentado, no último dia 7, nos Seminários em Administração da Universidade de São Paulo (SemeAd/USP). O evento foi uma realização da Faculdade de Economia e Administração (FEA).

Apresentado por Angélica Azevedo, o trabalho avaliou a eficácia do modelo de inteligência competitiva realizado pelo Bureau de Inteligência Competitiva do Café, projeto executado na Agência de Inovação de Café (InovaCafé) com recursos do Consórcio Pesquisa Café/Embrapa. 

“Analisamos se as recomendações publicadas no Relatório Internacional de Tendências do Café nos anos de 2013 e 2014, referentes ao segmento de torrefação, se confirmaram com o tempo”, explicou a coautora, que compareceu ao seminário com apoio do Programa de Pós-Graduação (PGA) e da universidade de origem.

O Relatório, que teve sua última edição publicada no início desde ano, foi uma publicação mensal destinada a realizar o monitoramento da cafeicultura mundial, antecipando ameaças e oportunidades aos produtores brasileiros. 

Para o artigo, foram analisadas 22 edições do material, com a identificação das principais tendências captadas por ele. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de notícias e estatísticas dos anos posteriores (até 2017) para verificar se as tendências realmente foram significativas e importantes.

“Das nove tendências identificadas, seis tiveram importância confirmada nos anos seguintes. O trabalho atestou que a análise de Inteligência Competitiva efetuada pelo Bureau foi eficiente e gerou resultados expressivos para a cadeia produtiva do café. Isso revela que os atores envolvidos na indústria nacional do café podem obter informações valiosas para a tomada de decisão por meio do monitoramento de tendências”, enfatizou Eduardo Silva.

Angélica Azevedo destacou que o SemeAd é um dos principais eventos acadêmicos de Administração do país e que conta com professores altamente capacitados. 

“A participação no seminário foi de extrema relevância, pois permite que os trabalhos apresentados à comunidade acadêmica sejam aprimorados a partir de considerações e discussões levantadas durante a apresentação”, disse Angélica.

Em breve, o artigo passará por alterações, conforme sugestões feitas durante o SemeAd, e a sua versão final será submetida a periódico científico para publicação.

com assessoria da InovaCafé

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...