Pular para o conteúdo principal

PIMENTEL PARTICIPA DO LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE INÉDITA POLÍTICA DE PARTICIPAÇÃO POPULAR NO ESTADO

Publicação retrata a experiência dos Fóruns Regionais, uma das principais marcas da atual gestão que criou um mecanismo de incluir os mineiros nas tomadas de decisão

O governador Fernando Pimentel (PT) participou nesta terça-feira, 27 do lançamento do livro “Fóruns Regionais – Minas Gerais mais democrática e participativa”, em Belo Horizonte. O documento relata o modelo construído nesta gestão, que incluiu a população no processo de planejamento das ações governamentais, monitoramento e avaliação das políticas públicas, de forma regionalizada.

Durante seu discurso, o governador fez questão de dizer que a iniciativa dos Fóruns Regionais é uma das que mais lhe deu orgulho durante o seu mandato, e agradeceu o empenho de todos que se empenharam para concretizar essa política de participação popular.

“Essa foi também uma das ações mais positivas do governo, onde pudemos realmente colher resultados e frutos, e ver que o esforço até agora foi bem-sucedido. Nós, de fato, conseguimos inverter a lógica do governo estadual em Minas Gerais, conseguimos trazer para o coração e para dentro do governo a participação popular. Trouxemos esse conceito de regionalização, de territorialização da administração, que é fundamental em um estado como Minas Gerais. Fiz questão de vir para agradecer muito em nome do povo mineiro.  O esforço que os companheiros fizeram reflete o que é uma aspiração e vai continuar sendo do povo de Minas Gerais: a de ser ouvido, participar, se tornar protagonista do processo de governança. Foi isso o que nós fizemos. Tudo isso está agora celebrado e imortalizado nesse livro, que conta essa experiência e faz uma prestação de contas daquilo que foi feito”, destacou Fernando Pimentel, que assina o prefácio da publicação.

Os textos do livro retratam a trajetória dos Fóruns desde a instalação, o impacto nos 17 territórios de desenvolvimento e a mobilização da sociedade civil, prefeitos, vereadores e lideranças regionais durante os encontros. Eles trazem, ainda, artigos com reflexões sobre a ideia de participação popular e governo.

Os exemplares serão distribuídos para os membros dos colegiados executivos dos Fóruns, câmaras municipais, prefeituras, órgãos públicos estaduais, universidades e bibliotecas. 

Para o secretário Extraordinário de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), Antônio Fernando Máximo, “o livro celebra o trabalho democrático e participativo que foi realizado. É uma obra que vai inspirar as pessoas a pensar de maneira coletiva”.

Já o subsecretário dos Fóruns Regionais, Fernando Tadeu David, destacou, durante o lançamento do livro, que a missão de implementar uma política democrática e participativa foi alcançada. “É um momento de agradecimento a todos aqueles que fizeram estes Fóruns acontecerem no estado, a partir da diretriz que o governador nos deu em 2015 de ‘ouvir para governar’. O senhor (governador) fez questão de visitar cada um dos territórios com todo o secretariado. Realmente fizemos um governo participativo e democrático. A sociedade civil se reuniu, discutiu, apresentou suas demandas e o governo acolheu. Então, para nós é um momento de felicidade, mas também de responsabilidade por tudo que a gente construiu ao longo desses anos”, afirmou Fernando Tadeu.

Modelo inovador
Os Fóruns Regionais são considerados uma das maiores políticas de participação social da história de Minas Gerais. Os primeiros encontros serviram para fazer um diagnóstico dos territórios a partir de levantamento dos problemas e necessidades apontados pela sociedade civil, prefeitos, vereadores e representantes de órgãos do governo federal com atuação regional. Foram registradas em todo estado 12.689 propostas.

O modelo de gestão completa, em 2018, três anos e meio de funcionamento, somando a participação de mais de 100 mil pessoas nos cerca de 150 encontros realizados nos 17 territórios de desenvolvimento.

Nesse período, as equipes técnicas dos Fóruns, acompanhadas de representantes dos diversos órgãos públicos estaduais, percorreram em todo estado cerca de 124 mil quilômetros para viabilizar a política de “ouvir para governar” implantada pelo governador Fernando Pimentel.

As informações coletadas junto à população serviram para orientar a elaboração de documentos estratégicos do Estado: o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), que reúne os projetos e atividades que o executivo pretende implantar em quatro anos; o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que detalha o planejamento estadual até 2027; e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Os Fóruns, vinculados à Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais, foram criados por meio do decreto 46.774, de 9 de junho de 2015, e implementados em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Prestação de contas
A prestação de contas das obras e as entregas feitas pelo Governo do Estado foram acompanhadas pelos colegiados executivos de cada território, em reuniões técnicas coordenadas pelas Secretarias de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e Seedif. O colegiado executivo, uma instância permanente dos Fóruns Regionais, ė composto por membros titulares e suplentes, representantes da sociedade civil, dos órgãos do Governo do Estado, um prefeito e um vereador por microterritório.

Desde 2015 até o primeiro semestre de 2018, os colegiados fizeram aproximadamente 200 reuniões de trabalho. Eles contaram com o papel de articulação dos secretários executivos em cada território, que fazem a interlocução entre os órgãos do Estado com os municípios e a sociedade civil.

Territórios
Os Fóruns Regionais também são coordenados pelas secretarias de Estado de Governo (Segov), de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac).

Os 17 territórios de desenvolvimento são:  Norte, Noroeste, Médio e Baixo Jequitinhonha, Mucuri, Alto Jequitinhonha, Central, Vale do Rio Doce, Vale do Aço, Metropolitano, Oeste, Caparaó, Mata, Vertentes, Sul, Sudoeste, Triângulo Sul e Triângulo Norte.

Também participaram do lançamento do livro os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha, de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, além de secretários executivos dos Fóruns, prefeitos, vereadores, e membros da sociedade civil de diversas regiões do Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...