Pular para o conteúdo principal

REITOR DA UFLA RECEBE TÍTULO HONORÍFICO EM SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

À esquerda, o presidente da Câmara, Marcelo Morais. Ao centro, o reitor. À direita, o vereador Lisandro Monteiro

O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo, recebeu da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, no Sudoeste do Estado, a outorga do título de “Cidadão Benemérito Paraisense”. A honraria é um reconhecimento pelo empenho e trabalho realizado para a implantação do campus da universidade no município.

No local, Scolforo enfatizou que fez questão de estar presente, porque o título tem um significado muito relevante. “Ser cidadão benemérito significa ser um ajudador do desenvolvimento da cidade. É uma honra ser reconhecido por algo assim”.

A sessão solene de homenagens foi realizada no último dia 22, no Plenário “Presidente Tancredo Neves”, da Câmara. Quem conduziu os trabalhos foi o presidente da Casa, Marcelo Morais. 

Após a abertura, o secretário da Mesa Diretora da Câmara, vereador Luiz de Paula, fez um discurso saudando os homenageados em nome da Câmara. Ele ainda ressaltou a importância da profissão de cada um dos outorgados. Ao todo, 12 personalidades foram agraciadas.

Além do título de “Cidadão Benemérito” concedido a Scolforo, foram outorgados durante a solenidade os títulos de “Mérito Municipal” e de “Cidadão Honorário”. Receberam o título e a Medalha do Mérito Municipal o advogado e historiador Luiz Ferreira Calafiori e o advogado Paulo Marciano da Silva. 

Já as homenagens de “Cidadão Honorário Paraisense” foram entregues ao comerciante Alfeu Lopes de Miranda; à escritora e poetisa Dalila Mirhib Cruvinel; à analista do SEBRAE Elcília Paulinelli de Oliveira; ao locutor de rodeio e radialista Josnei César Marciano; ao guarda municipal Milton Delfante; ao jornalista Vando da Silva e aos médicos Luciano Constantini, Rachel de Oliveira Costantini e Rodrigo de Lima Russo.

Também recebeu uma medalha de reconhecimento pelos serviços prestados à Câmara de São Sebastião do Paraíso o servidor José Maria Malaguti que, após 30 anos, deixará o Legislativo municipal.

Campus Paraíso
A ideia de um campus da UFLA em São Sebastião do Paraíso esteve em discussão na instituição já em 2009, quando foi aprovada pelo Conselho Universitário (CUNI) da UFLA. O projeto foi então encaminhado ao MEC para avaliação. 

Em 2016, as negociações sobre a proposta foram retomadas, com uma atualização da proposta e nova avaliação.  

O projeto foi novamente aprovado pelo Conselho Universitário da UFLA este ano, bem como pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFLA e na Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC). Em março, veio a aprovação pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). 

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...