Pular para o conteúdo principal

TJMG RECEBE PROJETO PARA CONSTRUÇÃO DE FÓRUM SUSTENTÁVEL

Convênio inovador e inédito vai permitir a Santa Rita do Sapucaí eficiência e economia, sem trazer ônus para o Tribunal

A comarca de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, deverá ter o primeiro fórum sustentável do Estado. O anexo ao projeto, com as especificações relacionadas à sustentabilidade, foi apresentado nesta quarta-feira, 31, ao presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, pelo prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Wander Wilson Chaves. 

Trata-se de construção sustentável na qual serão amenizados impactos à natureza e serão utilizados com eficiência os bens naturais como água e energia solar.

O Município será responsável pelos custos da execução do projeto sustentável. Esse é o primeiro convênio entre uma prefeitura e o TJMG no qual o Município assume o ônus de custear os projetos de sustentabilidade, comenta o desembargador José Arthur Filho, superintendente de Planejamento Administrativo e Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

O magistrado espera que essa iniciativa seja replicada em outras comarcas do Estado. Entre as inovações, o desembargador José Arthur Filho comenta que o edifício será construído em um posicionamento específico que possibilitará amenizar o impacto do sol da tarde na estrutura do edifício forense, com o que ficará reduzida a temperatura interna do prédio, e, em decorrência, o uso de ar condicionado. 

Serão utilizadas placas fotovoltaicas que convertem a energia da luz solar diretamente em energia elétrica gerando economia. As placas serão implantadas no estacionamento dos veículos que passará a ser coberto por elas, com o que haverá dupla função para as placas: a primeira de gerar sombra aos carros e, a segunda, a de coletar a luz solar, que será transformada em energia limpa.

O projeto também agrega a reutilização das águas de chuva que serão canalizadas para uso interno e nos jardins do fórum. Pisos permeáveis também serão aproveitados para suportar cargas e permitir a passagem de água sem que resulte danos à sua estrutura.

Estiveram presentes, além do Prefeito o juiz diretor do foro da comarca, Ediberto Benedito Reis, o juiz Hélio Walter de Araújo Júnior, a Procuradora Geral do Município Thaís Pereira Mesquita, entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...