Pular para o conteúdo principal

UFLA É A 8ª MELHOR UNIVERSIDADE PÚBLICA DO BRASIL E A 2º DE MINAS GERAIS

Instituição está entre as três melhores universidades na área de conhecimento Ciências Agrárias e da Terra

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) está novamente entre as melhores universidades públicas do País na avaliação do Guia do Estudante, classificada como a 8ª do Brasil e a 2ª de Minas Gerais. 

Além disso, a instituição está entre as três melhores universidades na área de conhecimento Ciências Agrárias e da Terra. 

A UFLA teve um total de 22 cursos avaliados neste ano. Administração (Bacharelado), Agronomia (Bacharelado), Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura), Educação Física (Licenciatura), Engenharia Agrícola (Bacharelado), Engenharia Ambiental e Sanitária (Bacharelado), Engenharia de Alimentos (Bacharelado), Engenharia Florestal (Bacharelado), Letras (Licenciatura), Medicina Veterinária (Bacharelado), Nutrição (Bacharelado), Química (Licenciatura), Sistemas de Informação (Bacharelado) e Zootecnia (Bacharelado) foram os cursos classificados com nota 5 (que equivale a excelente). Receberam nota 4 (muito bom) os cursos: Administração Pública (Bacharelado), Ciência da Computação (Bacharelado), Educação Física (Bacharelado), Engenharia de Controle e Automação (Bacharelado), Filosofia (Bacharelado), Física (Bacharelado), e Matemática (Bacharelado). 

Em sua 28ª edição, o Guia do Estudante avaliou mais de 17 mil cursos de graduação de 1679 instituições de ensino. 

A avaliação é uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas). 

Além de constituir um importante instrumento para a seleção do curso e da instituição, o objetivo da avaliação é valorizar e reconhecer a excelência no ensino e fomentar a busca por melhorias. É importante salientar que a premiação busca equalizar a qualidade dos cursos da instituição (que podem ser 5, 4 ou 3 estrelas) com a quantidade de cursos disponíveis. 

Para o Guia do Estudante, identificar as melhores universidades não consiste apenas em somar a quantidade de cursos estrelados (ainda que cada estrela tenha um peso diferente), mas sim considerar o quanto isso (a qualidade) representa em relação à quantidade de cursos oferecida e avaliada. Assim, foi estabelecida uma fórmula que permite pontuar as instituições, de modo a identificar as melhores.

Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, estar novamente no seleto grupo de universidades de excelência é motivo de imenso orgulho e reconhecimento da dedicação de toda a comunidade acadêmica. 

“Esse resultado é fruto do trabalho de toda a comunidade de docentes, técnicos e discentes, que se esforçam ao máximo em todas as suas atividades. É muito gratificante para quem dirige a universidade perceber que a comunidade tem extremo comprometimento em tornar a UFLA uma das melhores instituições do País”, destaca o reitor.

O pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes, também destaca que a UFLA se mantém há quase uma década entre as dez melhores universidades do Brasil, segundo os indicadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). 

"Além disso, tem figurado entre as melhores no Guia do Estudante, uma publicação muito consultada por jovens que buscam referências sobre cursos e instituições. Os resultados são consequência de muita dedicação de toda a comunidade acadêmica, de investimento massivo em formação de pessoas e em infraestrutura, bem como de estratégias competentes de gestão. Os coordenadores de cursos, colegiados, docentes, técnicos e estudantes de graduação estão de parabéns por mais esse reconhecimento da excelência praticada na UFLA", salienta o pró-reitor. 

com Camila Caetano - da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...