Pular para o conteúdo principal

UNIFAL-MG FIRMA CONVÊNIO COM A SANTA CASA DE GUAXUPÉ PARA INTERNATO MÉDICO


No último dia 22, a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e a Santa Casa de Guaxupé, no Sul de Minas, firmaram um convênio de colaboração, viabilizando o internato para o curso de medicina.

A solenidade foi conduzida pelo assessor da Diretoria da Santa Casa, Edson José Dias Leite, oportunidade em que o contrato foi homologado.

Participaram da cerimônia: o reitor da UNIFAL-MG, professor Sandro Amadeu Cerveira; a diretora da Faculdade Medicina (FAMED), professora Evelise Aline Soares; o médico Roberto Vergili, provedor do Hospital; e os membros da direção e conselho da Santa Casa, os médicos Edson José Dias Leite Filho, Sérgio Oliveira de Lima e José Paulo Prince Marcondes. Marcaram presença também encarregados de setores do hospital local, além de outros convidados.

Durante o evento, o reitor destacou se tratar de um dia histórico, uma vez que a UNIFAL-MG, enquanto universidade pública, gratuita e de qualidade, só pode cumprir sua função, após um amplo e intenso contato com a sociedade e que, o convênio com os hospitais, que estão operando a saúde no mundo real, concretiza a missão da universidade pública. 

“O aprendizado que terão com os profissionais experientes, além do contato com as pessoas que precisam do atendimento lhes tornarão bons médicos e pessoas humanas”, disse. “Quero dizer aos jovens que a UNIFAL-MG está aqui para vocês”, frisou.

De acordo com a professora Evelise Soares, a parceria renderá bons frutos para as duas partes envolvidas. 

“É um ganho para a população, pois sabemos do cuidado, o traquejo bem humanizado que o aluno utilizará para lidar com os pacientes. A equipe do Hospital ensinará muito aos estudantes e outro fruto muito importante são as pesquisas, pois os dados de saúde serão trabalhados”, afirmou a professora, apontando que a Santa Casa de Guaxupé é estratégica por ser próxima à UNIFAL-MG, além de possuir um número significativo de leitos e uma intensa atividade de atendimento no setor de urgência e emergência.

Para o provedor da Santa Casa e Guaxupé, o médico Roberto Vergili, o convênio marca um novo momento para o hospital, visto que a Santa Casa sai de uma posição de oferecer assistência médica para iniciar também a assistência ao ensino médico. 

“Isso é fantástico, pois a intenção não é só ensinar, mas aprender também, pois com isto todos crescem”, disse. Em sua fala, o provedor destacou ainda que para a população, o convênio com a UNIFAL-MG vai melhorar em muitas frentes, como facilitar a demanda do hospital, ajudando no fluxo de atendimento. “A assistência, dentro da Santa Casa, seja no Pronto Socorro, na UTI e nas enfermarias, passa a ser mais bem observada e ajudará em todos os sentidos”.

Segundo a diretora da Faculdade de Medicina (FAMED) da UNIFAL-MG, a Santa Casa de Guaxupé atende pacientes das cidades de Arceburgo, Nova Rezende, Guaranésia, Muzambinho, Juruaia, Monte Belo, Cabo Verde e São Pedro da União. 

O hospital possui 101 leitos, 68 destinados ao atendimento do SUS e tem Pronto Atendimento com fluxo significante de atendimento, sendo a única referência no município, chegando a registrar 100 a 140 atendimento por dia, sendo este a principal área de atuação dos alunos do curso de Medicina (6 anos) a partir do primeiro semestre de 2019.

Alguns médicos do corpo clínico da Santa Casa de Guaxupé se colocaram à disposição para atuar como preceptores voluntários e solicitaram à FAMED da UNIFAL-MG a realização de uma “Oficina de Preceptoria” , com o objetivo apresentar e integrar o grupo, e compreender a atuação do preceptor. 

Para atender à solicitação de promover a integração das duas equipes, a oficina foi conduzida pelas médicas docentes da FAMED, Luisa Patricia Fogarolli de Carvalho (coordenadora do curso de medicina) e Gabriela Itagiba Aguiar Vieira.

com Ana Carolina Araújo - da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...