Pular para o conteúdo principal

APLICATIVO DESENVOLVIDO NO CEFET VARGINHA AUXILIA ESTUDANTES NO CUMPRIMENTO DE TAREFAS DIÁRIAS

Pesquisas comprovam o desinteresse crescente dos jovens pela escola, inclusive, entre outros fatores, pela dificuldade em entender a aplicabilidade do que é ensinado e pela busca frequente da informação online. 

Pensando em estratégias para dinamizar o ambiente de ensino, estudantes do 3º ano de Informática do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), campus de Varginha, no Sul de Minas, criaram o aplicativo OrganiPlay: um organizador de tarefas que utiliza o conceito de gamificação como forma de estimular os estudantes a cumprirem seus afazeres.

O aplicativo faz uso de mecânicas e dinâmicas de jogos (gamificação) para auxiliar na realização de tarefas e na adoção ou cessão de hábitos, bem como para motivar as atividades em grupo, incentivar o cumprimento de obrigações escolares diárias e tornar o aprendizado mais dinâmico e interativo. OrganiPlay foi desenvolvido pelos estudantes Matheus Maiolini, Pedro Montuani, Thaís Fagundes e Thiago Machado com a orientação do professor Wendell Diniz e a co-orientação do professor Douglas Tavares.


O trabalho foi premiado com o 1º lugar geral na Mostra Específica de Trabalho e Aplicações (META) do campus Varginha. Nele, foram usados elementos que remetem a jogos digitais, em especial aos do gênero Role Playing Games (RPG), em que o jogador controla o personagem cujas habilidades evoluem por meio de progressão, recompensas e personalização. Matheus explica que o projeto foi proposto durante a disciplina de Engenharia de Software. 

“O aplicativo tem um sistema de recompensas que pode expandir do mundo virtual. Um professor, por exemplo, pode colocar uma caixa de bombons para o primeiro aluno que resolver uma lista corretamente ou outro tipo de bonificação. E ainda, quando o aluno conclui qualquer tarefa, ele recebe experiência e moedas que ajudam-no a subir de nível e comprar os cosméticos oferecidos na loja para personalizar a interface do aplicativo e a aparência do seu avatar”, explica.

Para tornar o OrganiPlay ainda mais atrativo, Thaís conta que foi aplicado um questionário a grupos de alunos do CEFET-MG pelo WhatsApp e pelo Facebook, para identificar os elementos visuais considerados mais agradáveis pelo público.

Melhorias
Durante o trajeto de pesquisa, pelo uso de tecnologias muito recentes e pelos imprevistos normalmente associados ao desenvolvimento de um software, o grupo passou por vários percalços e desafios, que não impediram que o trabalho fosse concluído conforme previsto. 

Ao longo de 2019, o grupo irá liderar uma nova equipe de estudantes para testar as funcionalidades, bem como trabalhar na correção de erros, adição de novos recursos e outras melhorias. 

“Com isso, planejamos aplicá-lo em salas de aula para avaliar os impactos que a organização pessoal, aliada ao conceito de gamificação, pode trazer no aprendizado de estudantes. Esse projeto terá longa data de execução e esperamos obter resultados positivos no decorrer de seu desenvolvimento”, planeja Pedro.

com assessoria do CEFET-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...