Pular para o conteúdo principal

FERNANDO PIMENTEL PARTICIPA DE LANÇAMENTO DO LIVRO "RODAS DE LEITURA"

Obra registra os dois anos do projeto do Servas que promove encontro entre detentos e a literatura


O governador Fernando Pimentel participou na noite dessa quarta-feira, 12, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, do lançamento do livro “Rodas de Leitura”, de autoria de Pedro Muriel e Alexandre Amaro e Castro, que conta a trajetória do projeto.

Iniciativa desenvolvida pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), em parceria com o Governo do Estado, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Academia Mineira de Letras e o projeto Sempre um Papo, o “Rodas de Leitura” impactou 400 detentos de 11 unidades prisionais do Estado que tiveram contato com diversas obras literárias nos últimos dois anos. 

Fernando Pimentel citou o escritor francês André Maurois, que disse que “o livro fala e a alma responde”, para explicar sobre o projeto.

“De fato não existe nada mais bonito do que a remição de pena através da leitura. A legislação prevê a redução de quatro dias da pena para cada livro lido, mas quem conhece a população carcerária do país e de Minas sabe que isso, na letra fria da lei, não quer dizer nada. O preso ou a presa padrão não tem hábito de leitura, então como você faz para que ela possa usufruir desse direito? É preciso trabalhar isso e é isso que o projeto ‘Rodas de Leitura’ faz”, contou.


A presidente do Servas, Carolina Pimentel, agradeceu o apoio dos voluntários que se dedicaram na construção do projeto.

“Lançar esse livro aqui hoje é muito mais do que apresentar um registro poético sobre um projeto social em presídios. Hoje posso dizer com segurança que o Servas cumpriu sua missão institucional da dona Sarah Kubitschek, nossa fundadora, que clamava por mais igualdade social. Nós estivemos em lugares onde o Servas jamais esteve”, afirmou.

Literatura dentro dos presídios
O projeto “Rodas de Leitura” propõe a leitura mensal de um livro e, nesse período, são realizados encontros semanais entre os 20 detentos selecionados e os voluntários que coordenam as rodas para discussão da obra escolhida e os orientam na produção de resenhas da obra, que são corrigidas por uma comissão formada por professores de letras, pedagogos e um representante da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap).

Durante a realização do projeto, o Servas também promoveu encontro dos detentos participantes com escritores, como Frei Beto, Leonardo Boff, Afonso Borges, Humberto Werneck, Xico Sá, Luiz Fernandes e Zulmira Furbino, que participaram das rodas de leitura.

Também estiveram no lançamento do livro “Rodas de Leitura” os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha; de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares; e de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, César Emílio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...