Pular para o conteúdo principal

FERNANDO PIMENTEL PARTICIPA DE LANÇAMENTO DO LIVRO "RODAS DE LEITURA"

Obra registra os dois anos do projeto do Servas que promove encontro entre detentos e a literatura


O governador Fernando Pimentel participou na noite dessa quarta-feira, 12, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, do lançamento do livro “Rodas de Leitura”, de autoria de Pedro Muriel e Alexandre Amaro e Castro, que conta a trajetória do projeto.

Iniciativa desenvolvida pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), em parceria com o Governo do Estado, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Academia Mineira de Letras e o projeto Sempre um Papo, o “Rodas de Leitura” impactou 400 detentos de 11 unidades prisionais do Estado que tiveram contato com diversas obras literárias nos últimos dois anos. 

Fernando Pimentel citou o escritor francês André Maurois, que disse que “o livro fala e a alma responde”, para explicar sobre o projeto.

“De fato não existe nada mais bonito do que a remição de pena através da leitura. A legislação prevê a redução de quatro dias da pena para cada livro lido, mas quem conhece a população carcerária do país e de Minas sabe que isso, na letra fria da lei, não quer dizer nada. O preso ou a presa padrão não tem hábito de leitura, então como você faz para que ela possa usufruir desse direito? É preciso trabalhar isso e é isso que o projeto ‘Rodas de Leitura’ faz”, contou.


A presidente do Servas, Carolina Pimentel, agradeceu o apoio dos voluntários que se dedicaram na construção do projeto.

“Lançar esse livro aqui hoje é muito mais do que apresentar um registro poético sobre um projeto social em presídios. Hoje posso dizer com segurança que o Servas cumpriu sua missão institucional da dona Sarah Kubitschek, nossa fundadora, que clamava por mais igualdade social. Nós estivemos em lugares onde o Servas jamais esteve”, afirmou.

Literatura dentro dos presídios
O projeto “Rodas de Leitura” propõe a leitura mensal de um livro e, nesse período, são realizados encontros semanais entre os 20 detentos selecionados e os voluntários que coordenam as rodas para discussão da obra escolhida e os orientam na produção de resenhas da obra, que são corrigidas por uma comissão formada por professores de letras, pedagogos e um representante da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap).

Durante a realização do projeto, o Servas também promoveu encontro dos detentos participantes com escritores, como Frei Beto, Leonardo Boff, Afonso Borges, Humberto Werneck, Xico Sá, Luiz Fernandes e Zulmira Furbino, que participaram das rodas de leitura.

Também estiveram no lançamento do livro “Rodas de Leitura” os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha; de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares; e de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, César Emílio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...