Pular para o conteúdo principal

FIM DA NOVELA! PREFEITO ANUNCIA INAUGURAÇÃO DO DISTRITO INDUSTRIAL DE BARROSO


Depois de mais de 20 anos, a novela da liberação do Distrito Industrial (DI) de Barroso, nas Vertentes, se encerra e com final feliz. O DI está liberado para operar e consequentemente receber empresas. 

No início do mandato, a atual administração da cidade teve que reiniciar todo o processo de licenciamento, devido a diversas irregularidades e pendências deixadas pela gestão anterior. 

Ao longo de dois anos, foi intensa a luta junto à Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram), em Ubá; junto à Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e junto ao Governo do Estado, para resolver todas as pendências do processo de licenciamento ambiental e conseguir também a licença de operação.

Em uma das últimas ações, no dia 6 de novembro, o prefeito de Barroso, Reinaldo Fonseca (PSDB), acompanhado da vereadora Verinha e do deputado estadual Cristiano Silveira (PT), se reuniu com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Germano Luiz Gomes Vieira. Naquela ocasião, o processo estava em análise na Superintendência de Projetos Prioritários (Suppri).

Na última semana, o prefeito voltou à Belo Horizonte, na Cidade Administrativa, onde recebeu, da Suppri, um ofício comunicando oficialmente a liberação do Distrito Industrial, tendo como base a Lei Estadual nº 22.796/2017, que dispensa o licenciamento ambiental para empreendimentos de parcelamento de solo, aprovados e registrados entre 19/12/1979 e 28/11/2002. Sendo assim, o processo será arquivado e o Distrito Industrial de Barroso está apto a operar.

De acordo com o prefeito Reinaldo Fonseca, esse é um momento histórico de grande relevância para o município de Barroso, tendo em vista que, desde que foi iniciado, muitos prefeitos passaram e só agora, depois de mais de 20 anos, esse sonho dos barrosenses será realizado, o que é uma honra para ele que seja em seu mandato. 

"Em um ano crítico, com uma crise sem igual, tanto desemprego e problemas que enfrentamos, principalmente com a retenção dos nossos recursos pelo Governo do Estado, conquistar essa liberação do Distrito Industrial foi um grande presente para nossa administração e para toda a população de Barroso. Agora é arregaçar as mangas e dar andamento aos próximos passos, com o desejo de que muitas empresas possam se instalar e gerar empregos e renda para nossa população", destacou, agradecendo a todos que, de alguma forma, se empenharam para que esse sonho fosse realizado.

O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 3, em uma coletiva de imprensa. A inauguração será marcada para os próximos dias, 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...