Pular para o conteúdo principal

GUARDA MUNICIPAL DE POÇOS TERÁ AUMENTO NO EFETIVO


Na última sexta-feira, 21, pela manhã, na sede da Guarda Civil Municipal de Poços de Caldas, no Sul de Minas, na estação Mogiana/Fepasa, foi comemorado os 25 anos da instituição. A corporação, criada em 1993 com pouco mais de uma dúzia de integrantes, deverá em 2019 ter o efetivo ampliado para 120 guardas, com a realização de concurso público para preencher 30 vagas. Atualmente são cerca de 80 GM’s no grupo.

O anúncio foi feito pelo prefeito Sérgio Azevedo (PSDB), que participou do evento junto com boa parte dos membros da corporação. Também estiveram presentes, o secretário de Defesa Social, Marcos Sansão, a secretária de Administração, Ana Alice de Souza, e o diretor da GM, Marcelo Gavião Bastos.

Sérgio comenta que há 18 anos não acontece concurso público para a GM e que a intenção é chegar a 200 agentes na corporação, que é o número permitido por lei. Na avaliação do prefeito, isto possibilitará uma maior descentralização das ações, com uso de postos avançados, em todas as regiões da cidade, e apoio de equipamentos de monitoramento por câmeras.

O prefeito lembra, também, que este ano a GM recebeu quatro novos veículos, todos equipados com acessórios necessários. Segundo ele, ainda, foi lançado também o ‘Poços Mais Segura’, um programa da prefeitura que marcou a reativação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, formado por diversas secretarias.

Sérgio acrescenta que Poços está entre as cidades com menores índices de violência do país e que ações como estas são necessárias para ampliar mais ainda a segurança da população. O prefeito, que também completa 25 anos de serviço público este ano, diz que sempre acompanhou o trabalho da GM e que é um orgulho para a cidade ter uma corporação reconhecida nacionalmente como modelo de atuação.

Sansão afirma que a GM, nos últimos anos, ampliou a atuação junto sociedade. Conforme o secretário, a corporação que cumpria apenas o papel de proteger o patrimônio público, desde 2014 por força de lei federal atua também na prevenção de delitos, efetua prisões, organiza o trânsito e alimenta o Sistema Integrado de Defesa Social (Red’s) da Polícia Civil de Minas, com os próprios boletins de ocorrência (B.O).

O secretário diz que para realizar mais tarefas foi preciso organizar, equipar e adequar a atuação da GM. Ele antecipa, ainda, que para 2019 estão sendo programadas outras aquisições de veículos, também de coletes à prova de bala e equipamentos não letais como pistolas taser.

Bastos diz que a GM de Poços serviu de referência para a criação de outras corporações em cidades de Minas Gerais como Belo Horizonte, Betim, Varginha e Alfenas. De acordo com o diretor, em Poços atualmente há um equilíbrio de gênero e a instituição é composta por quantidade semelhante de homens e mulheres.

O diretor comenta que, desde 2007, a GM possui o próprio regulamento disciplinar, que determina direitos e deveres dos integrantes da corporação. 

Ainda, de acordo com ele, o grupo de Poços contribuiu com propostas para o marco regulatório aprovado em 2014, em nível nacional, para a atividade. “A norma que exige que o comando seja ocupado por membros da própria corporação é uma sugestão da GM local”, informou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...