Pular para o conteúdo principal

GUARDA MUNICIPAL DE POÇOS TERÁ AUMENTO NO EFETIVO


Na última sexta-feira, 21, pela manhã, na sede da Guarda Civil Municipal de Poços de Caldas, no Sul de Minas, na estação Mogiana/Fepasa, foi comemorado os 25 anos da instituição. A corporação, criada em 1993 com pouco mais de uma dúzia de integrantes, deverá em 2019 ter o efetivo ampliado para 120 guardas, com a realização de concurso público para preencher 30 vagas. Atualmente são cerca de 80 GM’s no grupo.

O anúncio foi feito pelo prefeito Sérgio Azevedo (PSDB), que participou do evento junto com boa parte dos membros da corporação. Também estiveram presentes, o secretário de Defesa Social, Marcos Sansão, a secretária de Administração, Ana Alice de Souza, e o diretor da GM, Marcelo Gavião Bastos.

Sérgio comenta que há 18 anos não acontece concurso público para a GM e que a intenção é chegar a 200 agentes na corporação, que é o número permitido por lei. Na avaliação do prefeito, isto possibilitará uma maior descentralização das ações, com uso de postos avançados, em todas as regiões da cidade, e apoio de equipamentos de monitoramento por câmeras.

O prefeito lembra, também, que este ano a GM recebeu quatro novos veículos, todos equipados com acessórios necessários. Segundo ele, ainda, foi lançado também o ‘Poços Mais Segura’, um programa da prefeitura que marcou a reativação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, formado por diversas secretarias.

Sérgio acrescenta que Poços está entre as cidades com menores índices de violência do país e que ações como estas são necessárias para ampliar mais ainda a segurança da população. O prefeito, que também completa 25 anos de serviço público este ano, diz que sempre acompanhou o trabalho da GM e que é um orgulho para a cidade ter uma corporação reconhecida nacionalmente como modelo de atuação.

Sansão afirma que a GM, nos últimos anos, ampliou a atuação junto sociedade. Conforme o secretário, a corporação que cumpria apenas o papel de proteger o patrimônio público, desde 2014 por força de lei federal atua também na prevenção de delitos, efetua prisões, organiza o trânsito e alimenta o Sistema Integrado de Defesa Social (Red’s) da Polícia Civil de Minas, com os próprios boletins de ocorrência (B.O).

O secretário diz que para realizar mais tarefas foi preciso organizar, equipar e adequar a atuação da GM. Ele antecipa, ainda, que para 2019 estão sendo programadas outras aquisições de veículos, também de coletes à prova de bala e equipamentos não letais como pistolas taser.

Bastos diz que a GM de Poços serviu de referência para a criação de outras corporações em cidades de Minas Gerais como Belo Horizonte, Betim, Varginha e Alfenas. De acordo com o diretor, em Poços atualmente há um equilíbrio de gênero e a instituição é composta por quantidade semelhante de homens e mulheres.

O diretor comenta que, desde 2007, a GM possui o próprio regulamento disciplinar, que determina direitos e deveres dos integrantes da corporação. 

Ainda, de acordo com ele, o grupo de Poços contribuiu com propostas para o marco regulatório aprovado em 2014, em nível nacional, para a atividade. “A norma que exige que o comando seja ocupado por membros da própria corporação é uma sugestão da GM local”, informou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...