Pular para o conteúdo principal

PRESÍDIO DE ALFENAS INAUGURA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Com o funcionamento da UBS, não haverá mais a necessidade de escoltas de presos para consultas e atendimentos médicos fora da unidade prisional

Foi inaugurada na última sexta-feira, 7, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Luiz Flávio Beraldo do Presídio de Andradas, no Sul de Minas. 

O local, de 113 metros quadrados, pôde ser construído graças às verbas pecuniárias da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Andradas, no valor de R$ 88 mil. Coube ao Conselho de Segurança da Comunidade a responsabilidade de receber os recursos e realizar a compra de material.

Com o funcionamento da UBS, não haverá mais a necessidade de escoltas de presos para consultas e atendimentos médicos fora da unidade prisional, o que gera uma economia considerável em transporte e ainda contribui para a segurança interna, pois os agentes de segurança penitenciários permanecem no presídio.

Cerca de 40 presos trabalharam na obra, que durou cerca de um ano e meio. Eles exerceram todas as funções necessárias para a construção: pedreiro, servente, bombeiro, eletricista, serralheiro e pintor. Pelos serviços realizados, os presos tiveram o benefício da remição da pena, ou seja, a cada três dias trabalhados, menos um na pena.

O diretor-geral do Presídio de Andradas, Willian Steve Batista, destaca que a obra foi uma grande conquista, pois contou com verbas do Poder Judiciário e apoio da Prefeitura. “Todos os avanços no atendimento aos presos contribuem para o processo de ressocialização e otimizam as rotinas da unidade prisional”, reforça o diretor-geral.

Para o juiz da Vara de Execuções Penais da Vara de Andradas, Eduardo Soares Araújo, a Unidade Básica de Saúde contribuirá para a humanização do cumprimento das penas e para ressocialização.

“Os presos, de agora em diante, não precisão mais serem levados até o hospital da cidade, o que gerava uma série de transtornos e até riscos. As instalações ficaram excelentes e os presos terão um local apropriado para receberem atendimento médico e odontológico. Parabéns a todos que se empenharam neste projeto”.

Estrutura
O Presídio de Andradas conta, atualmente, com dois psicólogos, um técnico em enfermagem, um assistente social e um dentista. Com o apoio da Prefeitura de Andradas, por meio do Programa de Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema

Prisional (PNAISP), serão disponibilizados mais seis profissionais: dois médicos, dois enfermeiros, um farmacêutico e um auxiliar de dentista. Isso foi possível a partir do pleito de verbas feito ao Sistema Único de Saúde (SUS).


A Unidade Básica de Saúde dispõe de duas salas de atendimento, enfermaria, consultório odontológico, sala de curativos, sala de medicamentos, sala de reuniões, cozinha, dois banheiros, cela para os presos aguardarem o atendimento e depósito de material de limpeza.

As salas são equipadas com materiais médicos e odontológicos fornecidos pela Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...