Pular para o conteúdo principal

DESASTRE PROVOCADO PELO ROMPIMENTO DE BARRAGEM EM BRUMADINHO COLOCA MILHARES DE ANIMAIS EM RISCO

Proteção Animal Mundial avalia in loco perdas e danos causados pelo rompimento de barragem em Minas Gerais 

Desde a última sexta-feira, 25, o país está sensibilizado com o desastre ocorrido em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), devido ao rompimento da barragem da mineradora Vale. 

Até o fechamento desta matéria, 84 corpos foram encontrados e cerca de 276 pessoas ainda estão desaparecidas, no entanto, até o momento, ainda não há informações sobre o impacto nos animais que vivem no local. 

Uma equipe da Proteção Animal Mundial (antes conhecida como Sociedade Mundial de Proteção Animal-WSPA) se deslocou para a cidade e está à disposição das autoridades locais para ajudar a garantir o resgate e atendimento dos animais atingidos, a organização não-governamental estima que milhares de animais foram impactados.

“Estamos arrasados ​​ao saber que muitas pessoas e animais perderam a vida. Agora, nosso objetivo prioritário em Brumadinho é garantir que todas as necessidades dos animais afetados pelo desastre sejam asseguradas", diz Helena Pavese, diretora executiva da Proteção Animal Mundial. 

“O fato de os animais não estarem nos planos de contingência muito nos preocupa, pois a recuperação da comunidade afetada é mais lenta e dolorosa. Além da perda humana eles precisam se restabelecer economicamente”, completa a diretora.

Liderada pela gerente de Programas Veterinários, Rosângela Ribeiro, a equipe da Proteção Animal Mundial está em Minas Gerais desde o domingo, 27. 

Nesse primeiro momento, a organização irá avaliar as perdas e danos causados aos animais pelo rompimento da barragem, trabalhar com o Conselho de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG) em estratégias de redução de riscos e apoiar as equipes de resgate no que for necessário para o salvamento dos animais que ainda estão na área afetada.

Brumadinho é uma cidade rural com muito animais domésticos, como cães e gatos que vivem na localidade. A área também é um local de produção agrícola, composto por pequenos agricultores que criam principalmente gado, vacas leiteiras, galinhas e porcos para atender a demanda de Belo Horizonte. 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que cerca de 15 mil bovinos, 3 mil vacas leiteiras e 10 mil suínos são criados na área. Além disso, a parte florestal da região abriga milhares de animais silvestres, como mamíferos, répteis e peixes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...