Pular para o conteúdo principal

PESQUISA INVESTIGA EFEITOS DA ALIMENTAÇÃO SOBRE OS GENES PARA OBTER CARNES MAIS SABOROSAS


Carnes mais saborosas, suculentas e com alto valor nutritivo. A combinação, perfeita para o paladar e a saúde humana, é pesquisada pelo professor do Departamento de Zootecnia (DZO) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Márcio Machado Ladeira, a partir da perspectiva da nutrigenômica, ciência que busca compreender como os nutrientes podem estimular ou inibir a expressão dos genes.

Embora a molécula de DNA contenha todas as informações genéticas de um organismo, os genes que a constituem podem se expressar de maneiras distintas ao longo da vida. A alimentação administrada aos bovinos antes mesmo de seu nascimento, por intermédio da nutrição materna, influencia a expressão de genes fundamentais na definição da qualidade e do valor nutricional da carne. Uma das características afetadas é o marmoreio ou gordura intramuscular, que interfere no sabor e na suculência.

“Na fase pré-natal, a nutrição materna afeta a diferenciação e a proliferação de células de gordura, aumentando o potencial para produção de carne marmorizada. Já na fase final da vida dos ruminantes, o marmoreio torna-se amplamente dependente da energia e do metabolismo da glicose”, explica Ladeira.

O pesquisador ressalta a importância desse conhecimento para o setor pecuário. “Com base no conhecimento em nutrigenômica, pode-se buscar produzir substâncias ou compostos químicos que atuem na regulação da expressão gênica, melhorando a qualidade da carne”, afirma. Além disso, vários nutrientes da dieta também podem agir regulando os genes.

Além do paladar, a saúde humana também pode ser beneficiada pela expressão genética. A alimentação bovina interfere no perfil dos chamados ácidos graxos, que participam da composição das gorduras usadas como fonte de energia pelo organismo humano. Tais gorduras podem ser insaturadas, produzindo benefícios para saúde, ou saturadas, que podem trazer malefícios.

“A modulação da expressão genética pode contribuir para reduzir as gorduras saturadas e aumentar as gorduras insaturadas da carne bovina, atuando como uma aliada da saúde humana, inclusive na inibição de doenças como o câncer”, afirma Ladeira.

com Gláucia Mendes - da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...