Pular para o conteúdo principal

PROJETO BUSCA DOSAGEM IDEAL PARA ARGAMASSA NA CONSTRUÇÃO CIVIL


Argamassa é a mistura de cimento, cal e areia usada para o assentamento de pisos e revestimentos. Mas qual é a proporção ideal para se obter melhores resultados na aplicação? Como o objetivo de determinar a influência de cada componente na constituição da argamassa, estudantes do curso de Engenharia Civil do campus Varginha do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) desenvolveram o projeto “Simplex centroid”.

A proporção, chamada traço, pode variar de acordo com a finalidade e as características desejadas pelo usuário, porém, no Brasil, ainda não existe uma norma que padronize essas dosagens. 

A pesquisa desenvolvida pelos estudantes Emerson Pinheiro e Karoline Santos da Silva, com orientação do professor André Monticeli e co-orientação do professor Paulo César Mappa, utiliza o planejamento de experimentos para otimizar as propriedades da mistura, como retenção de água e densidade de massa, fazendo a análise da sensibilidade de cada componente.


“Buscamos trazer uma metodologia que retornasse um traço mais eficiente, baseado no tipo de emprego da argamassa, que melhorasse questões econômicas, como consumo, e evitasse o desperdício e os problemas recorrentes de utilizações inapropriadas”, defende Karoline. O projeto, segundo Emerson, possui várias aplicações no ramo da Engenharia Civil. 

“Empresas de dosagem podem utilizar os resultados para melhorar o sistema de produção, economizando tempo e dinheiro. Obras de menor porte também podem usar esse tipo de dosagem para obter uma mistura mais precisa, evitando patologias na obra e ganhando tempo”, acrescenta o aluno.

A pesquisa foi premiada com o 1º lugar na Semana de Ciência e Tecnologia (C&T), realizada no CEFET-MG Varginha, de 17 a 20 de outubro do ano passado, além de ter integrado a programação do 13º Simpósio de Mecânica Computacional (Simmec), realizado entre 29 de outubro e 1º de novembro do ano passado, em Vitória (ES). 

O trabalho foi muito bem aceito. Pudemos obter grande experiência como futuros pesquisadores, tanto para o desenvolvimento da nossa pesquisa, quanto assistindo aos demais trabalhos e às palestras. Grande parte delas, inclusive, era voltada para a Engenharia Civil, principalmente sobre estruturas, com grandes nomes da área”, comemora Emerson.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...