Pular para o conteúdo principal

PROJETO PLANTADORES DE RIOS JÁ IDENTIFICOU MAIS DE 200 NASCENTES NA ZONA RURAL DE LAVRAS

Cerca de 45 mil mudas de 25 espécies nativas diferentes estão sendo produzidas no viveiro florestal da UFLA. Elas devem ser plantadas já no início de 2019 na cidade

O Projeto Plantadores de Rios foi lançado pelo Ministério de Meio Ambiente (MMA) em junho de 2017, por meio da apresentação do aplicativo para smartphones desenvolvido para permite que toda a sociedade civil e empresas privadas possam adotar uma ou mais nascentes de água, e contribuírem para a sua recuperação ambiental.

O projeto para Lavras, no Sul de Minas, surgiu em 2018 da parceria entre Universidade Federal de Lavras, o município de Lavras e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), os quais resolveram unir forças para a adoção e recuperação ambiental de todas as nascentes do município que por estimativas somam mais de dois mil.

Em meados de 2018 foram iniciados os diagnósticos de cada uma das nascentes existentes no município, sendo para isso utilizadas imagens de satélites, mapas hidrográficos e de relevo, informações do Cadastro Ambiental Rural (CAR), diagnósticos de campo para caracterização da vegetação e proposição de ações que mitiguem os impactos ambientais quando existentes.

Até o momento, em Lavras, já foram diagnosticadas mais de 200 nascentes distribuídas em 38 propriedades rurais, que apresentam graus distintos de preservação e degradação ambiental. Para cada uma das nascentes foi elaborado também um mapa contendo a área com vegetação, área a ser recuperada e o perímetro de cerca a ser construído.

As ações para recuperação ambiental das nascentes envolvem o cercamento da área nos limites determinados pela legislação vigente, o plantio de mudas de espécies nativas, a construção de barraginhas na área de entorno quando necessário e os tratos silviculturais pré e pós-plantio.

Cerca de 45 mil mudas de 25 espécies nativas diferentes estão sendo produzidas no viveiro florestal da UFLA. Elas devem ser plantadas já no início de 2019 nas áreas diagnosticadas no âmbito do projeto em Lavras.

Algumas áreas estão sendo monitoradas através de imagens tomadas por drones, visando demonstrar o tempo de recobrimento das áreas recuperadas pelos plantios florestais.

Como forma de fortalecer e prover recursos financeiros e insumos necessários à execução das ações previstas no projeto, estão sendo estabelecidas parcerias com empresas implantadas no município de Lavras e também municípios vizinhos, as quais tenham interesse não só em direcionar a aplicação de possíveis compensações ambientais, como também adotar uma ou mais nascentes contribuindo para a melhoria da qualidade das águas da região.

Qualquer cidadão pode ser um colaborador do meio ambiente baixando o aplicativo Plantadores de Rios, disponível na App Store e Play Store. 

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...