Pular para o conteúdo principal

PROJETOS MINEIROS SÃO FINALISTAS DE PREMIAÇÃO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL

“Empreendeescola” e “Emancipa” de Poços de Caldas estão entre os melhores projetos do Brasil que contribuem para o desenvolvimento social

Por Redação SIMIBelo Horizonte/MG

Crédito: G1/Reprodução



Após avaliar projetos de empreendedorismo social de todo o Brasil, o Prêmio Ozires Silva selecionou 11 projetos, dentre eles, dois mineiros da cidade de Poços de Caldas. Empreendeescola e Projeto Emancipa irão representar o Sul de Minas na premiação nacional.

A ideia da premiação é reconhecer iniciativas inovadoras da área do empreendedorismo. A etapa final será realizado nos dias 30 e 31 de janeiro em Curitiba (PR), quando serão escolhidos os vencedores desta edição. A apresentação dos projetos poços-caldenses deve ser feita pela internet.

Conheça os projetos mineiros
Desenvolvido pela educadora social Fran Fernandes e pela empreendedora social, Thaís Costa, o projeto Emancipa conta com uma aceleradora de empreendimentos sociais, A Guarda Chuva.

Criado em julho de 2018, o projeto ministra cursos para organizações da sociedade civil, com o objetivo de estimular a conquista de autonomia, principalmente financeira. No projeto, os participantes têm acesso a ferramentas de empreendedorismo que podem ser usadas para melhorar a gestão e a comunicação.

Thais, empreendedora social da A Guarda Chuva, comemorou bastante a participação. "É uma sensação de que é possível e de que o que a gente está se propondo enquanto pessoa e enquanto empresa é válido não só para a gente, mas para o mundo. É ver que o nosso acreditar, o nosso ser, está reverberando e gerando sementes", pontua.

Crédito: Emancipa/Divulgação

Ela ainda vê a participação como uma sensação de empoderamento. “Poder falar que é tocável. Ser finalista traz esse empoderamento que a gente tanto quer que as pessoas desenvolvam", enfatiza Taís.

Já o Empreendeescola busca incentivar o empreendedorismo de jovens em situação de vulnerabilidade social. No comando está o casal Wellington Santos Silva e Juliana Cristina Freitas Silva. O projeto já formou mais de 450 pessoas desde 2013.

O Empreendeescola oferece cursos de educação financeira, mercado de trabalho e autoconhecimento. A ação já passou por diversas cidades do Sul de Minas e Leste Paulista e teve até experiências internacionais. No ano passado por exemplo, Wellington passou cinco semanas nos Estados Unidos para conhecer outras instituições que desempenham trabalhos semelhantes e aprimorar conhecimentos na área.

Crédito: Empreendeescola/Divulgação


Além de representar Minas Gerais, a indicação dos projetos ao prêmio destaca que também é possível desenvolver ações empreendedoras fora dos grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio e BH.

"Uma das nossas bandeiras aqui é o protagonismo do interior. Ver dois projetos que estão chegando longe, com certeza, cutuca as pessoas, traz esse olhar para cá. Para que as pessoas vejam que dá para se profissionalizar e desenvolver os projetos, sem ter que sair da cidade", comemora Thais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...