Pular para o conteúdo principal

CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO E PROFILAXIA PODE SER EMITIDO PELA INTERNET

Documento gratuito é solicitado em 135 países do mundo

Esta notícia interessa principalmente aos brasileiros que vão viajar ao exterior e que precisam do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), documento solicitado em 135 países do mundo e que comprova que o cidadão foi imunizado contra a febre amarela, dentre outras doenças. 

Emitido gratuitamente pelo governo brasileiro, a novidade é que agora o processo para obtenção do Certificado pode ser feito integralmente pela internet. Antes, o viajante precisaria ir a municípios com a sala de certificação ou pagar as doses em clínicas particulares com licença para fazer a certificação. 

“Estávamos em processo para montagem de uma sala de certificação, já que os moradores da cidade precisavam ir a Varginha ou a Campinas, ou ainda agendar este serviço nos aeroportos, antes do embarque. A possibilidade de obter este documento também de forma gratuita pela internet, sem dúvidas, facilitou muito este processo”, comentou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Poços de Caldas, no Sul de Minas, Juliana Loro Ferreira.

Como obter o CIVP

A emissão do CIVP de forma eletrônica já está disponível na plataforma de serviços do governo federal, em www.servicos.gov.br e a solicitação pode ser feita tanto por meio de computadores, quanto por dispositivos móveis. Após o cadastro na plataforma, é necessário seguir um passo a passo:

1 – Fazer login com CPF e senha cadastrada.
2 – Em seguida digitar a solicitação do serviço – Certificado Internacional de Vacinação.
3 – Clicar no botão – Solicitar.
4 – Preencher os dados pessoais solicitados.
5 – Anexar arquivo de imagem ou cópia digitalizada do documento oficial, que pode ser passaporte, carteira de identidade ou certidão de nascimento.
6 – Preencher os dados da vacina – lote e data da aplicação.
7 – Anexar arquivo de imagem ou cópia digitalizada do comprovante de vacinação nacional com os dados completos – nome completo, nome da unidade onde foi aplicada a vacina, data da vacina, nome do fabricante da vacina, número do lote da vacina e assinatura do vacinador.
8 – Após preencher os dados e anexar os arquivos, o cidadão deverá finalizar e encaminhar a solicitação para análise. Um e-mail confirmará o recebimento do pedido e o prazo de até cinco dias úteis para o resultado.

Com o pedido deferido, o certificado será enviado via e-mail, em anexo no formato pdf, que deverá ser impresso em folha de papel A4 e assinado. Em casos de parecer negativo ao pedido, as orientações de quais procedimentos adotar também seguirão via e-mail.

O cartão internacional de vacinação não tem prazo de validade. O tempo para emitir o documento varia entre dois e sete dias corridos, mas a vacina deve ser tomada com pelo menos dez dias de antecedência da viagem internacional como forma de garantir a imunização.

Antes de solicitar o CIVP é muito importante verificar se a carteira de vacinação está atualizada. Para isso, basta procurar uma das 18 salas em funcionamento em Poços de Caldas. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 16h30. No caso de extravio da carteirinha, é necessário procurar a sala onde normalmente é atendido, para solicitar a segunda via do cartão de vacinação.

A emissão do CIVP continua disponível também presencialmente, nos postos da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e de unidades públicas e privadas credenciadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...