Pular para o conteúdo principal

ECONOMIA: MINEIRO ECONOMIZA MAIS AO ABASTECER CARRO COM ETANOL

Uso do combustível em Minas Gerais cresceu 70% em 2018

Abastecer carro com Etanol se tornou uma fonte de economia para o consumidor em relação aos preços elevados da gasolina. De acordo com pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado de Minas Gerais (SIAMIG) , a diferença de custo entre os dois combustíveis pode chegar a 65%. 

Segundo o presidente do sindicato, Mário Ferreira Campos Filho, um dos motivos para a vantagem competitiva do produto no estado é o fato de que Minas Gerais, sendo um grande produtor, consegue proporcionar uma maior oferta no mercado.  

Outro fato, aponta o líder empresarial, é a alíquota menor. “Em relação ao etanol, temos uma alíquota de ICMS de 16%, contra 31% da gasolina, o que diminui consideravelmente seu preço na bomba e faz com que o produto seja mais competitivo”, explica.

O aumento do consumo de Etanol em Minas durante o ano de 2018, em relação a 2017 foi de 70%, o que resultou em um recorde de consumo de 2,48 bilhões de litros e uma economia para o consumidor mineiro de R$ 630 milhões, se comparado ao consumo da gasolina.

Diante desse cenário, as perspectivas de crescimento para o setor são promissoras.  “Temos o segundo maior consumidor do mercado de etanol no Brasil e a segunda maior frota entre os estados brasileiros. A nossa expectativa é que possamos novamente ocupar a segunda posição tanto na produção de cana quanto na produção de etanol”, analisa Mário.

De acordo com o empresário, investimentos estão programados para os próximos anos. Entre eles, está a reativação, em 2020, de duas unidades produtoras no Triângulo Mineiro, o que vai possibilitar a geração de emprego e renda para a região. Outro aporte é na energia elétrica sustentável, a Bioeletricidade. 

“Temos um potencial muito grande para dobrar a nossa produção de Bioeletricidade. Sabemos da importância ambiental e em função disso queremos oferecer um produto mais limpo e renovável, como alternativa a combustíveis fósseis.”, conta. 

Mário acredita que um dos grandes desafios do setor é promover seus produtos perante à sociedade, no que diz respeito à sustentabilidade e ao Meio Ambiente. Para isso, está em pauta finalizar a regulamentação do programa Renova Bio, de incentivo à produção e ao uso de biocombustível na matriz veicular brasileira, e que deve entrar em vigor até o final de 2019. 

“Esse é um esforço nacional, de todo o setor, ancorado nas metas brasileiras do acordo de Paris. Nós temos esse desafio de colocar esse programa funcionando”, afirma.

com assessoria da FIEMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...