Pular para o conteúdo principal

PROJETO 'CÍLIOS D'ÁGUA' REALIZA RESTAURAÇÃO FLORESTAS EM ÁREAS ÀS MARGENS DO RIO VERDE


A 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Três Corações, no Sul de Minas, idealizou o projeto “Cílios D’Água” juntamente com a Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande (ARPA) e prefeitura que vem realizando ações no bairro Jardim Santa Tereza, de restauração das Áreas de Preservação Permanente (APPs) que margeiam o Rio Verde.

Nas proximidades dessas áreas se faz necessário a restauração florestal para a retomada das funções ecossistêmicas. Por meio da recomposição da vegetação, espera-se recuperar a vitalidade do curso d'água, uma vez que as árvores formarão uma barreira natural proporcionando a redução do aporte de sedimentos e resíduos em direção ao leito do rio, contribuindo para seu fluxo contínuo.


As espécies de ocorrência natural com potencial para plantio na área foram selecionadas conforme um levantamento de publicações fitossociológicas da região e do bioma em que a área pertence,levando também em consideração,características de adaptabilidade e capacidade de sobrevivência ao ambiente em questão e a disponibilidade de mudas dessas espécies no viveiro do Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Lavras.

Certamente, a restauração aliada à revitalização paisagística do local resultará em benefícios ambientais, tais como a manutenção da qualidade e quantidade da água, a estabilização das margens do rio e promoção de uma melhoria no habitat.

A primeira ação implicou no cercamento das áreas, como prática a ser executada para prevenção de fatores de degradação e aumento da sobrevivência das mudas.

De acordo com as características da Avenida Duque de Caxias, a área cercada se fez necessária apenas na parte frontal da Área de Preservação Permanente ou seja, a partir da guia da calçada de pedestres que corresponde a 310 metros.

A manutenção das APPs em meio urbano possibilita a valorização da paisagem e do patrimônio natural. Esses espaços exercem funções sociais e educativas relacionadas com a oferta de áreas de lazer e recreação, oportunidades de encontro, contato com os elementos da natureza e educação ambiental (voltada para a sua conservação), proporcionando dessa forma mais qualidade de vida às populações urbanas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...