Pular para o conteúdo principal

SAMU PODE ENTRAR EM COLAPSO EM MINAS

AMM acompanha presidentes de consórcios de saúde em reunião sobre débitos com repasses do Samu

O prefeito de Andradas e diretor da AMM na região do Sul de Minas, Rodrigo Lopes (MDB), representando o presidente da Associação Mineira de Municípios, Julvan Lacerda (MDB), e a assessora do departamento de Saúde da entidade, Juliana Marinho, se reuniram com presidentes e secretários executivos de sete consórcios de saúde de Minas Gerais, no espaço da AMM na Cidade Administrativa, no último dia 25, para traçar a pauta de reivindicações dos atrasos de verbas do Estado ao Samu. 

Esta é a primeira reunião dos presidentes e secretários executivos dos consórcios, que representam 551 municípios mineiros.

Em seguida, os representantes participaram de uma reunião na Secretaria de Saúde, com o subsecretário de Políticas e Ações de Saúde, Marcílio Dias Magalhães, e o subsecretário de Gestão Regional de Saúde, Darlan Thomaz, para tratar da falta de repasses para custeio do Samu em todos os municípios.

Na reunião, os gestores decidiram criar uma comissão para acompanhar os convênios, solicitaram a regularização dos repasses em 2019 e, também, a previsão de recebimento da verba em atraso, já acumulada em R$ 41,5 milhões, referente a cinco parcelas de 2018. O repasse federal está em dia.

“A gente espera ter a previsão dos pagamentos, pois é bastante complicada a situação. O valor da dívida é significativo e o risco de colapso na prestação de serviços do Samu é iminente. A gente teve o compromisso do subsecretário de que haverá prioridade para os serviços de saúde não serem suspensos”, afirma o prefeito Rodrigo Lopes.

Participaram das duas reuniões: Jovane Ernesto Constantini, secretário executivo de Varginha; Tarcilei Mariniello de Brito, secretário de saúde de Teófilo Otoni; Elaine Guedes, secretária Sicnorje de Teófilo Otoni; Ricardo Coimbra, procurador de Itambacuri; Aristide Ribeiro, assessor Jurídico de Juiz de Fora; Honório de Oliveira, prefeito de Bicas; Denys Arantes Carvalho, secretário executivo do Samu de Juiz de Fora; Ormesinda Barbosa Salgado, secretária executiva de Barbacena; José Márcio Zanardi, secretário executivo da Cisurg de Divinópolis; Narcélio Alves Costa, secretário executivo de Governador Valadares; Rodrigo Aparecido Lopes, prefeito de Andradas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...