Pular para o conteúdo principal

CERIMÔNIA MARCA LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE PRÉ-ACELERAÇÃO AVANÇA CAFÉ

Na ocasião, também aconteceu registro da cessão da marca Expocafé à Cocatrel
Representantes da UFLA e presidente da Cocatrel, Marco Valério Brito

A Agência de Inovação do Café (InovaCafé) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi sede, na última quarta-feira, 13, da consolidação de duas importantes iniciativas envolvendo o agronegócio café.


Em seu espaço colaborativo e de conexão para o desenvolvimento de startups – o InovaHub – cerca de 70 pessoas participaram do lançamento oficial do programa de pré-aceleração Avança Café e do registro da cessão da marca Expocafé, de propriedade da UFLA, à Cooperativa dos Produtores de Café da Zona de Três Pontas Ltda (Cocatrel).

O primeiro ato destinou-se ao processo de cessão de marca. A maior feira nacional de transferência de tecnologia e de extensão do agronegócio café foi concebida pela UFLA, instituição executora do evento de 1998 a 2009. De 2010 a 2018, passou a contar com a coordenação da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Agora, a Cocatrel será responsável por sua gestão. 

O pró-reitor de Extensão e Cultura, João José Marques, no ato representando o reitor José Roberto Soares Scolforo, declarou que foram necessários três anos de tratativas para efetivar o intento. 

“Nós podemos dizer que temos cumprido a missão da UFLA de alavancar o negócio Expocafé e, agora, com o setor privado, vamos carregar essa bandeira ainda mais adiante”.

O diretor da InovaCafé, Luiz Gonzaga de Castro Júnior, reforçou que o pleito vem de longa data, sobretudo por parte da sociedade, da Prefeitura Municipal de Três Pontas e dos cafeicultores. 

“Foi feita uma gestão brilhante da Epamig ao longo de todos esses anos. Mas é o momento de um novo desafio e de mudar as perspectivas da feira em termos de longevidade e dinamismo, atendendo aos anseios do setor cafeeiro, sempre em consonância com todos os parceiros que integram o Conselho Gestor da feira”, pontuou.

Por sua vez, o diretor presidente da Cocatrel, Marco Valério Brito, comemorou o ato, ressaltando que a Expocafé é uma feira que dissemina conhecimentos e traz a academia e as inovações para dentro do universo da cafeicultura. 

“Todos ganham com a gestão da feira por parte da iniciativa privada, sobretudo o produtor. Podemos avançar ainda mais em nossos projetos, garantindo sua sucessão e perpetuando esse belo legado. Estamos muito felizes e abertos a expandir nossa atuação e parceria com a UFLA”, declarou.

Avança Café
Na sequência, teve início a solenidade de lançamento do Avança Café. O programa de pré-aceleração de startups voltado à cadeia produtiva do café é uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Café), por meio do Consórcio Pesquisa Café. 

Castro Júnior fala aos presentes sobre o programa

A cerimônia foi conduzida pela equipe do InovaHub, nas pessoas do coordenador Rennan Campos, do gerente de Sensibilização e Educação Empreendedora do InovaHub, Artur Alexandre Gonçalves, e do gerente de pré-aceleração, Rodrigo Pimenta. 

Eles apresentaram as propostas e o formato do programa em detalhes, registrando o intuito de gerar novos negócios que trabalhem com tecnologias que impactem diretamente a cadeia produtiva do café, da lavoura até a xícara.

Na ocasião, Castro Júnior reforçou a importância da nova parceria, resultado de ida à Brasília-DF, em outubro de 2018, para manifestar a continuidade do processo de aceleração de startups no InovaHub, iniciado com uma edição do programa Lemonade. 

“Levamos nossa proposta, que foi ao encontro das intenções da Embrapa Café, que tinha o desejo de ampliar ainda mais essa parte de inovação. Estamos trilhando nossos primeiros passos rumo à criação de uma rede nacional de inovação e empreendedorismo voltada para o agronegócio café”, pontuou.

O chefe da Embrapa Café, Antônio Fernando Guerra, enfatizou que o maior objetivo do programa é trazer a inteligência e o dinamismo da juventude para dentro da cadeia produtiva do café. 

“Nós temos informações de pesquisas e tecnologias que muitas vezes demoram dez anos para chegar às vias de utilização pelos produtores. Com o Avança Café, podemos estimular a criação de inovações em tempo muito inferior, fazendo com a tecnologia chegue ao campo de forma rápida, fácil e acessível”.

O chefe da Embrapa Café, Antônio Guerra, esteve presente à solenidade

O professor do Departamento de Zootecnia, Márcio Lara, também teve destaque na programação, exemplificando como o espírito empreendedor pode florescer dentro da universidade. Integrando a startup Smart Farm BR, sua equipe desenvolveu um protótipo de equipamento que mede a produção de forragem e interage, diretamente pelo celular do produtor, visando um melhor gerenciamento da fazenda.

O evento ainda contou com os representantes da Embrapa Café – o gerente geral Gabriel Bartholo e o pesquisador da Gerência Adjunta de Transferência de Tecnologia, Antônio Heberlê, da comunidade acadêmica da UFLA (docentes e discentes), da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Fundação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Fapec), do Centro Universitário de Lavras (Unilavras), do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Machado (IFMachado), além de equipes das empresas Intelicoffee, Solinftec, e Sollenan Comércio e Indústria – Laktus e da startup Flowins. O lançamento para o público em geral acontecerá em breve.

O programa
O Avança Café priorizará, neste primeiro momento, projetos com base em Tecnologia da Informação (T.I). O início do processo se dará com as etapas de Sensibilização e Prospecção, sendo esta última executada através de hackathons, maratonas de desenvolvimento de software. 

Na sequência, ocorrerá a etapa de pré-aceleração, que terá duração de 12 semanas, cujos participantes serão selecionados após processo seletivo. As equipes passarão pelas seguintes fases: Formação de Equipe, Validação de Dor de Mercado, Mínimo Produto Viável (MVP), Pitch, Desenvolvimento de Produto, Mercado, Financeiro, Vendas, Marketing e Planejamento Estratégico.

da assessoria da InovaCafé

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...