Pular para o conteúdo principal

PATRIMÔNIO CULTURAL É DESTAQUE EM FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE TIRADENTES


Um dos primeiros conjuntos urbanísticos e arquitetônicos reconhecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) como Patrimônio Cultural Brasileiro, Tiradentes, nas Vertentes, receberá, entre os dias 27 e 31 de março, uma programação especial do Iphan em parceria com o 9º Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta. 

Mesas redondas, inauguração de exposição e apresentação de publicações são alguns exemplos de uma série de atividades que têm como destaque o Patrimônio Cultural. Além disso, o evento terá workshops, debates, leituras de portfólio, projeções de fotografias e atividades educativas. Haverá ainda cursos, palestras e o Festival promete lançar mais de 25 livros com a presença de autores.


Já no primeiro dia do Festival, a exposição Ameríndios do Brasil – Fotografias de Renato Soares será inaugurada na galeria do Escritório Técnico do Iphan, às 19h. O projeto traz registros fotográficos das várias nações indígenas e sua persistência diante da civilização conquistadora. Trata-se do resgate, através da imagem, da beleza e da riqueza cultural daqueles que são a raiz dos rituais que atravessaram o tempo e das histórias que falam de povo brasileiro e nos transportam a um mundo tão perto quanto distante.

Amerindios do BrasilO idealizador do projeto, o fotógrafo e documentarista Renato Soares, estará presente também na mesa redonda Fotografia e Patrimônio Cultural: o caso da Revista do Patrimônio, na sexta-feira, dia 29, às 14h, no Centro Cultural Sesiminas Yves Alves.  

Nos dois últimos volumes da publicação do Iphan, edições temáticas sobre o Patrimônio Cultural da região Norte do país, Renato foi um dos principais fotógrafos colaboradores, autor ainda da capa da edição 37. A mesa será mediada pelo chefe da Divisão de Editoração e Publicações do Iphan, André Vilaron.

Ainda na sexta-feira, às 19h, haverá a apresentação das Revistas do Patrimônio nº 37 e nº 38 na galeria do Escritório Técnico do Iphan. Na ocasião e durante todo o Festival, estarão à venda, além da Revista, outras publicações sobre Patrimônio Cultural, especialmente obras que têm como foco os bens culturais de Minas Gerais.

No sábado, dia 30, a mesa A Revista do Patrimônio: o patrimônio do Norte do Brasil traz o olhar apurado de três mulheres conhecedoras do Patrimônio Cultural.  As fotógrafas Marcela Bonfim e Paula Sampaio apresentam seus trabalhos Amazônia Negra e Delegacia de casos perdidos, respectivamente. A mediação fica por conta da superintendente do Iphan em Minas Gerais, Célia Corsino. A mesa será às 12h, também no Centro Cultural Sesiminas Yves Alves.


O organizador do Foto em Pauta, Eugênio Savio, ressalta a importância de trazer atividades em parceria com o Iphan, sobretudo em uma cidade que tem o centro histórico tombado: “Para um lugar que é tão preservado, receber exposições e mesas sobre Patrimônio Cultural em um festival de arte, de fotografia, é muito importante e enriquecedor”. 

As atividades do Festival são oferecidas gratuitamente ao público, sem necessidade de inscrição prévia, apenas sujeita a limitação do espaço. As senhas para garantir a participação são distribuídas uma hora antes e os eventos do Centro Cultural também serão transmitidos ao vivo no pátio do Centro Cultural.

O Festival de Fotografia de Tiradentes 
O evento, que atrai público nacional e internacional tem como proposta de divulgar a produção fotográfica brasileira e fomentar o desenvolvimento da linguagem artística no Brasil. Do seu início até hoje, o Festival de Fotografia de Tiradentes impressiona pelos números: já reuniu trabalhos de 679 fotógrafos em 74 exposições, além de lançar 115 livros de fotógrafos e realizar 114 palestras e 122 cursos e workshops. 

Todo este esforço demonstra a importância do festival para o debate e a democratização da fotografia autoral brasileira. Os resultados já podem ser sentidos nesta edição, que recebeu inscrições de mais de 500 autores para duas convocatórias abertas ao público, com fotografias de todos os lados do Brasil.

Serviço
9º Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta
Data: 27 a 31 de março 
Local: Centro Cultural Sesiminas Yves Alves,  Rua Direita, 168, Centro Histórico; Rua da Câmara, 124, Centro Histórico – Iphan – Tiradentes (MG) e em outros locais indicados no site do Festival.

com assessoria do IPHAN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...

COM APOIO DO GOVERNO DE MINAS, GRUPO CANADENSE ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 1,8 BILHÃO EM ARAXÁ

McCain, líder global na produção de batatas pré-fritas congeladas, vai se expandir com maior aporte da história da empresa na região A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, vai receber um novo impulso econômico com o anúncio de expansão da unidade da McCain, indústria canadense especializada na produção de batatas pré-fritas congeladas, cujo investimento será de R$ 1,8 bilhão. Este aporte, inteiramente privado, será voltado para a ampliação da capacidade produtiva da empresa entre 2025 e 2027. O projeto foi anunciado em cerimônia realizada nesta segunda-feira (8/12). Ele inclui novas linhas de produção, aumento das áreas de armazenagem e estima-se que mais de 350 empregos sejam criados, além da participação de mais de mil profissionais no setor agrícola. “Fico muito feliz com mais esse investimento atraído para Minas Gerais, que hoje é o estado que mais produz batatas pré-fritas no país. É uma ação que vai gerar empregos e movimentar a cadeia produtiva no estado”, disse o governador Rome...