Pular para o conteúdo principal

PESQUISA DA UFSJ VISA DESENVOLVER SISTEMA CONTRA PRAGA DO TOMATEIRO


“A traça do tomateiro (Tuta absoluta) é considerada uma das pragas mais importantes do tomate cultivado no Brasil”. O alerta é do professor Ernani Clarete, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Doutor em Genética e Melhoramento Vegetal, Clarete e a pós-graduanda Alice Lagoeiro pesquisam sobre a traça do tomateiro e a fertilização nitrogenada em cultivo hidropônico de tomate.

O objetivo da pesquisa é desenvolver um sistema de produção de tomate com aplicação de adubação nitrogenada subótima. 

“Os trabalhos foram iniciados em uma casa de vegetação [espaço de produção de plantas] com equipamentos e instalações para o cultivo hidropônico de tomateiro. Foram disponibilizadas, em solução nutritiva para as plantas de tomate, quatro doses de nitrogênio, sendo uma normal e três abaixo do normal [subdoses]”, explica o professor. 

Com isso, estão sendo analisadas as características agronômicas, características físico-químicas, nutricionais e compostos bioativos dos frutos em função dessas doses de nitrogênio. Também está sendo analisado um metabólito secundário produzido pela planta (acilaçucar) que possui ação inseticida e repelente da praga.

Os estudos são desenvolvidos em parceria com pesquisadores do INRA Paca, em Avignon (França), e pesquisadores da Universidade de Lorraine, em Nancy (França).

Rápida e agressiva
Clarete explica que, por intermédio de tomates importados do Chile, a traça foi introduzida na Argentina, onde foi identificada em 1967, na cidade de Mendoza. Sua entrada no Brasil ocorreu no início dos anos de 1980, e a disseminação foi “rápida e agressiva, ocasionando perdas de até 100% nas lavouras em praticamente todos os estados brasileiros”, afirma.

Bolsista de produtividade
O professor Ernani Clarete é bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq), o qual oferece auxílio financeiro por meio de bolsas de produtividade para pesquisadores desenvolverem seus estudos. O benefício é ofertado com o intuito de valorizar a produção científica no país.

Essa reportagem faz parte de uma iniciativa de divulgação científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope).

com assessoria da UFSJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...