Pular para o conteúdo principal

POÇOS DE CALDAS REGISTRA REDUÇÃO NA TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL


Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, no Sul de Minas, a taxa de mortalidade infantil por mil nascidos vivos em 2018, foi de 9,6 no município. Em 2017, o índice registrado havia sido de 11,1. 

“A partir destes dados, fazemos uma investigação hospitalar, onde essa criança nasceu ou foi atendida, uma investigação ambulatorial, nos locais onde foram realizados pré-natal e outros atendimentos, além de entrevistas com a família. Neste processo, levantamos informações que são ferramentas para a melhoria da assistência prestada, por meio destes indicadores que são essenciais para o desenvolvimento de políticas públicas”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Loro Ferreira. 

A taxa de mortalidade leva em conta a morte de crianças com até um ano de vida incompleto. O índice é influenciado por diversos fatores, como condições socioeconômicas, educação materna, saneamento básico, cobertura vacinal, acesso e qualidade da assistência materna infantil, entre outros aspectos.

Brasil e Minas
No Brasil, o último dado divulgado pelo Ministério da Saúde é referente a mortalidade infantil em 2016: foram 14 mortes a cada mil nascidos; um aumento de 4,8% em relação a 2015, quando 13,3 mortes (a cada mil) foram registradas. 

Desde 1990, o país apresentava queda média anual de 4,9% na mortalidade. Nos anos 1980, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil chegou a registrar 82,8 mortes por mil nascimentos. Em 1994, a taxa chegou a 37,2; e, em 2004, a 21,5. Em 2016, o Ministério da Saúde creditou a alta mortalidade à emergência do vírus zika. 

No Estado de Minas, dados preliminares indicam que a taxa de mortalidade infantil em 2018, foi de 10,96 por mil nascidos vivos. 

“Sem dúvidas é uma redução significativa em Poços, em relação ao ano anterior. Não é a melhor taxa que nós já tivemos mas é um indicador positivo, tendo em vista que a taxa daqui é inferior ao registrado no Estado de Minas e no Brasil. Isso representa investimentos na assistência e nos pré-natais. Nossa perspectiva é continuar trabalhando para manter os níveis e melhorá-los”, disse Alberto Volponi, médico responsável pela avaliação dos óbitos no Comitê de Mortalidade Materno, Fetal e Infantil de Poços. 

O órgão é composto por outros profissionais, como enfermeiro, médicos ginecologista e pediatra, representantes da Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica, Programa Saúde da Mulher e da Criança e também do Conselho Municipal de Saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...