Pular para o conteúdo principal

PROJETO DE EXTENSÃO DO UNILAVRAS “PÉ EM DIA = PÉ COM VIDA” REABRE ATENDIMENTO À COMUNIDADE


Desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde das pessoas com diabetes mellitus. Esses são os principais objetivos do projeto de extensão “Pé em dia = Pé com vida”, desenvolvido pelas professoras Ana Cláudia Barbosa Honório Ferreira e Estefânia Aparecida de Carvalho Pádua, em conjunto com os alunos do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Lavras (Unilavras).

“O projeto visa o atendimento clínico da pessoa com diabetes. Nós orientamos o paciente, fazemos o acompanhamento clínico que vai desde a alimentação até a mudança no estilo de vida. E esse processo tem a participação dos alunos”, explica professora Ana Cláudia.


O exame é feito na Clínica de Enfermagem do Unilavras e é aberto ao público interno e externo. A paciente Joana Darque Silva, de 43 anos mora em Nepomuceno. Portadora da doença, ela veio em busca de orientações e de uma melhor qualidade de vida. 

“Nós iniciamos esse projeto em agosto de 2018. A nossa intenção é oferecer um atendimento humanizado para a comunidade; e preparar os nossos alunos para o mercado trabalho com aulas práticas, processos interdisciplinares que facilitam o ensino-aprendizagem”, diz professora Estefânia.

Os alunos Yasmin Silva Almeida (5º período), Thays Aparecida Irios (5º período) e Nivaldo Rosa de Novaes Júnior (8º período) estão no projeto desde o início. Para os graduandos de Enfermagem a prática amplia os conhecimentos tanto para o mercado de trabalho quanto para o desenvolvimento de pesquisas na iniciação científica.

O aluno interessado no projeto precisa participar de uma capacitação, que é oferecida pelo curso de Enfermagem. Depois ele tem que se inscrever no processo seletivo. Podem participar alunos matriculados no curso de Enfermagem.

O exame clínico é gratuito e indolor. As consultas são realizadas todas as terças e quintas-feiras, às 14h, na Clínica de Enfermagem, sob agendamento prévio. Os telefones de contatos são 35 3694-2076 ou 9 8837-2495.


O que é diabetes?
O diabetes mellitos (DM) é uma doença metabólica, e caracterizada pela elevação da glicose no sangue. As complicações podem trazer sérios problemas nos olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de pessoas com a doença no Brasil é de 16 milhões. A pesquisa aponta um crescimento de 61,8%, nos últimos dez anos. No mundo o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking como o país que tem o maior número de casos da doença, fica atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos.

Obesidade, sedentarismo, má alimentação tem sido as principais causas do aparecimento da diabetes. Se não cuidada, a doença pode levar a amputações, infartos, derrames e sérios problemas renais.

O termo pé diabético é usado para nomear as diversas alterações e complicações que podem ocorrer nos pés e outros membros inferiores das pessoas portadoras da doença.

“Estima-se que uma em cada quatro pessoas com diabetes pode ter problemas nos pés ao longo da vida. Segundo o Ministério da Saúde, 70% das cirurgias para amputação de membros inferiores, como pernas, pé ou dedos dos pés, têm como causa o diabetes mal controlado, totalizando quase 55 mil amputações anuais no Brasil”. (dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, 2019).

 A melhor forma é a prevenção. Busque sempre realizar exames de rotina e, em caso de confirmação da doença procure um profissional da saúde que dará as orientações adequadas. A diabetes pode ser controlada, desde que a pessoa siga as recomendações médicas.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...