Pular para o conteúdo principal

PROJETO DE EXTENSÃO DO UNILAVRAS “PÉ EM DIA = PÉ COM VIDA” REABRE ATENDIMENTO À COMUNIDADE


Desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde das pessoas com diabetes mellitus. Esses são os principais objetivos do projeto de extensão “Pé em dia = Pé com vida”, desenvolvido pelas professoras Ana Cláudia Barbosa Honório Ferreira e Estefânia Aparecida de Carvalho Pádua, em conjunto com os alunos do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Lavras (Unilavras).

“O projeto visa o atendimento clínico da pessoa com diabetes. Nós orientamos o paciente, fazemos o acompanhamento clínico que vai desde a alimentação até a mudança no estilo de vida. E esse processo tem a participação dos alunos”, explica professora Ana Cláudia.


O exame é feito na Clínica de Enfermagem do Unilavras e é aberto ao público interno e externo. A paciente Joana Darque Silva, de 43 anos mora em Nepomuceno. Portadora da doença, ela veio em busca de orientações e de uma melhor qualidade de vida. 

“Nós iniciamos esse projeto em agosto de 2018. A nossa intenção é oferecer um atendimento humanizado para a comunidade; e preparar os nossos alunos para o mercado trabalho com aulas práticas, processos interdisciplinares que facilitam o ensino-aprendizagem”, diz professora Estefânia.

Os alunos Yasmin Silva Almeida (5º período), Thays Aparecida Irios (5º período) e Nivaldo Rosa de Novaes Júnior (8º período) estão no projeto desde o início. Para os graduandos de Enfermagem a prática amplia os conhecimentos tanto para o mercado de trabalho quanto para o desenvolvimento de pesquisas na iniciação científica.

O aluno interessado no projeto precisa participar de uma capacitação, que é oferecida pelo curso de Enfermagem. Depois ele tem que se inscrever no processo seletivo. Podem participar alunos matriculados no curso de Enfermagem.

O exame clínico é gratuito e indolor. As consultas são realizadas todas as terças e quintas-feiras, às 14h, na Clínica de Enfermagem, sob agendamento prévio. Os telefones de contatos são 35 3694-2076 ou 9 8837-2495.


O que é diabetes?
O diabetes mellitos (DM) é uma doença metabólica, e caracterizada pela elevação da glicose no sangue. As complicações podem trazer sérios problemas nos olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de pessoas com a doença no Brasil é de 16 milhões. A pesquisa aponta um crescimento de 61,8%, nos últimos dez anos. No mundo o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking como o país que tem o maior número de casos da doença, fica atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos.

Obesidade, sedentarismo, má alimentação tem sido as principais causas do aparecimento da diabetes. Se não cuidada, a doença pode levar a amputações, infartos, derrames e sérios problemas renais.

O termo pé diabético é usado para nomear as diversas alterações e complicações que podem ocorrer nos pés e outros membros inferiores das pessoas portadoras da doença.

“Estima-se que uma em cada quatro pessoas com diabetes pode ter problemas nos pés ao longo da vida. Segundo o Ministério da Saúde, 70% das cirurgias para amputação de membros inferiores, como pernas, pé ou dedos dos pés, têm como causa o diabetes mal controlado, totalizando quase 55 mil amputações anuais no Brasil”. (dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, 2019).

 A melhor forma é a prevenção. Busque sempre realizar exames de rotina e, em caso de confirmação da doença procure um profissional da saúde que dará as orientações adequadas. A diabetes pode ser controlada, desde que a pessoa siga as recomendações médicas.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...