Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS ARRECADAM QUASE 3 TONELADAS DE ALIMENTOS

Produtos arrecadados já estão no Banco de Alimentos de Lavras

2,9 toneladas de alimentos arrecadados. Este é o resultado do "UFLA Alimenta - Gincana Solidária", uma ação organizada por estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e que teve como objetivo envolver a comunidade acadêmica da instituição e da promoção da Segurança Alimentar e Nutricional, em atendimento às demandas da sociedade do município de Lavras, no Sul de Minas, e apoio do Banco de Alimentos, que está sendo criado na cidade.

O resultado da gincana foi conhecido no último sábado, 27, durante a realização do "Dia D", na parte da manhã, no Centro de Integração Universitária (CIUNI), no campus da universidade. Além da apuração do resultado, o dia foi também marcado pela realização de diversas atividades culturais. 

O 1º lugar da gincana ficou com o curso de Engenharia de Alimentos, que arrecadou 897,5k de alimentos. O curso de Nutrição é o 2º colocado com 726kg de alimentos arrecadados. Já o terceiro lugar ficou com o curso de Administração, arrecadando 411,8kg de alimentos. 

A gincana teve o apoio da UFLA, Prefeitura Municipal de Lavras, Coletivo SANS Lavras, Consea-MG, além das Atléticas, Centros Acadêmicos e demais comunidade acadêmica da universidade.

Centro Acadêmico de Engenharia de Alimentos (CAEAL), representando o curso que obteve a primeira colocação na gincana

Representantes do curso de Nutrição, segundo colocado

Integrantes da Atlética Falcone, representando o curso de Administração, terceiro colocado

Sobre o Banco de Alimentos
O local onde funcionará o Banco de Alimentos está sendo reformado pela prefeitura. Será na Rua João Gonçalves Godinho, 195, Jardim Europa. Trata-se de uma iniciativa pautada na defesa do direito humano à alimentação adequada e na garantia da soberania e segurança alimentar e nutricional. A ideia é de que todos têm direito a ter acesso permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, sobre bases sustentáveis.

Após a inauguração, qualquer pessoa que queira contribuir pode se dirigir ao Banco de Alimentos e fazer sua doação. Mas o principal objetivo do Banco é combater o desperdício, recolhendo alimentos sem valor comercial, mas que ainda estejam adequados para consumo. Por isso, a expectativa é que os maiores parceiros sejam sacolões, supermercados, empresas e produtores rurais. Após passar por uma triagem de qualidade no Banco, os alimentos serão doados para instituições que distribuem refeições gratuitamente para pessoas em vulnerabilidade social e alimentar.

Alguns alimentos não serão recebidos no local; é o caso das refeições prontas, doces e pães com recheios cremosos e produtos com prazo de validade vencido.

A contribuição do DNU
Além da colaboração ativa no processo de implantação do Banco de Alimentos e com a campanha de arrecadação, o Departamento de Nutrição (DNU) da UFLA apoiará a equipe do Banco com ações educativas, voltadas para o consumo consciente e para o resgate da cidadania.

Comentários

Unknown disse…
Parabéns a todos os envolvidos.

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...