Pular para o conteúdo principal

PARADA DO ORGULHO LGBT DE BELO HORIZONTE GANHA DATA E TEMA PARA 2019

Para relembrar o surgimento do movimento LGBT, a comunidade sairá às ruas da capital mineira, no dia 14 de julho, dizendo "não" aos retrocessos e viva Stonewall

Este ano começou difícil para a comunidade LGBTI. Com ameaças aos direitos já conquistados em décadas de luta, é necessário reforçar suas demandas e necessidades na sociedade. Por isso, a Parada do Orgulho LGBTI de Belo Horizonte escolheu seu tema para celebrar o surgimento da militância: "Não aos retrocessos! Revivendo Stonewall" é o tema deste ano na capital mineira da maior manifestação LGBTI de Minas Gerais.

A temática retratada tem dois pontos principais: o primeiro será a comemoração dos 50 anos do levante de Stonewall, que marcou o surgimento do movimento social organizado LGBTI e consequentemente das paradas no mundo. O segundo será de denuncia aos retrocessos nos direitos e rememorar as lutas do passado e fortalecer as do presente.

Segundo o presidente do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS-MG), órgão organizador da Parada LGBT de Belo Horizonte, a responsabilidade de manter a memória de Stonewall viva é mais que necessária. 

"Nossa responsabilidade é histórica e social para manter acesa a chama que mobilizou e fez o mundo saber que lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais estão presentes no mundo", disse Azilton Viana.

Viana destaca também que a luta e a reivindicação são elementos constitutivos do movimento LGBT desde seu surgimento. Para ele, não se pode abrir não da cobrança e de exigir que as demandas e necessidades das pessoas LGBT fiquem à margem ou mesmo esquecidas.

O momento atual do país será lembrado. "Não abriremos mão de sermos protagonistas e sujeitos de nossa própria história e haverá luta enquanto a cidadania não for um status real para os LGBT. Não nos calaremos e denunciaremos o aprofundamento da crise instaurada no país", completou.

O CELLOS-MG iniciou neste sábado, 30 de março, as reuniões para voluntariado da Parada deste ano. O encontro se repetirá nos próximos sábados, sempre às 17h00. Será na sede da entidade, situada no 22o andar do Edifício Acaiaca, no centro de Belo Horizonte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...