Pular para o conteúdo principal

PARADA DO ORGULHO LGBT DE BELO HORIZONTE GANHA DATA E TEMA PARA 2019

Para relembrar o surgimento do movimento LGBT, a comunidade sairá às ruas da capital mineira, no dia 14 de julho, dizendo "não" aos retrocessos e viva Stonewall

Este ano começou difícil para a comunidade LGBTI. Com ameaças aos direitos já conquistados em décadas de luta, é necessário reforçar suas demandas e necessidades na sociedade. Por isso, a Parada do Orgulho LGBTI de Belo Horizonte escolheu seu tema para celebrar o surgimento da militância: "Não aos retrocessos! Revivendo Stonewall" é o tema deste ano na capital mineira da maior manifestação LGBTI de Minas Gerais.

A temática retratada tem dois pontos principais: o primeiro será a comemoração dos 50 anos do levante de Stonewall, que marcou o surgimento do movimento social organizado LGBTI e consequentemente das paradas no mundo. O segundo será de denuncia aos retrocessos nos direitos e rememorar as lutas do passado e fortalecer as do presente.

Segundo o presidente do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS-MG), órgão organizador da Parada LGBT de Belo Horizonte, a responsabilidade de manter a memória de Stonewall viva é mais que necessária. 

"Nossa responsabilidade é histórica e social para manter acesa a chama que mobilizou e fez o mundo saber que lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais estão presentes no mundo", disse Azilton Viana.

Viana destaca também que a luta e a reivindicação são elementos constitutivos do movimento LGBT desde seu surgimento. Para ele, não se pode abrir não da cobrança e de exigir que as demandas e necessidades das pessoas LGBT fiquem à margem ou mesmo esquecidas.

O momento atual do país será lembrado. "Não abriremos mão de sermos protagonistas e sujeitos de nossa própria história e haverá luta enquanto a cidadania não for um status real para os LGBT. Não nos calaremos e denunciaremos o aprofundamento da crise instaurada no país", completou.

O CELLOS-MG iniciou neste sábado, 30 de março, as reuniões para voluntariado da Parada deste ano. O encontro se repetirá nos próximos sábados, sempre às 17h00. Será na sede da entidade, situada no 22o andar do Edifício Acaiaca, no centro de Belo Horizonte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...