Pular para o conteúdo principal

POÇOS DE CALDAS SEDIA EVENTO SOBRE DOENÇA QUE ATINGE 20 MILHÕES DE INDIVÍDUOS NO BRASIL


O mal súbito ou a parada cardíaca que pode levar a morte súbita é uma ocorrência que afeta pessoas de qualquer idade, classe social ou estilo de vida, inclusive os aparentemente saudáveis. E ela ocorre em um volume expressivo de pessoas, como atesta pesquisa da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), com resultados de cerca de 320 mil mortes por ano. 

São potenciais vítimas os portadores de arritmias cardíacas, cerca de 20 milhões no país, que precisam de atendimento médico especializado. Para atender a esta demanda por conhecimento acerca do tema, a cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas, sedia hoje, sexta-feira, 5, o Simpósio Arritmias para o Clínico, como parte da programação do 42º Encontro Sul-Mineiro de Cardiologia.

O evento, que promoverá a atualização profissional de médicos, enfermeiros, psicólogos e demais carreiras correlatas, é também uma oportunidade de trazer à tona para a população leiga alguns conhecimentos importantes sobre a doença, suas consequências para a qualidade de vida, linhas de tratamento e até as medidas que podem ser tomadas para socorro imediato em caso de parada.

“Há diversos tipos de arritmias, desde as mais simples e benignas, que requerem apenas orientações, e variações mais graves que realmente podem gerar a morte súbita. Embora a prevenção seja o melhor caminho, nem sempre é o suficiente. E uma vez instalado o problema, como atender e melhor conduzir o tratamento dessas pessoas? Esse é o objetivo de nosso Simpósio junto ao meio profissional”, conta o cardiologista mineiro, membro da SOBRAC e coordenador local do evento, o médico Thiago Rodrigues.

Dentre alguns dos destaques do Simpósio estão as mesas “Cuidados e restrições no cotidiano dos portadores de marca-passo e CDI” e Quando indicar o um cadiodesfibrilador implantável (CDI) em pacientes com insuficiência cardíaca?”.

A programação completa do evento pode ser conferida neste link.

Serviço
Simpósio SOBRAC: arritmias para o clínico
Data: 5 de abril de 2019
Local: Palace Hotel, Poços de Calda (MG)
Saiba mais em www.sobrac.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...