Pular para o conteúdo principal

PROJETO PROTAGONISMO LGBTI REALIZA SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE MILITANTES NESTE FINAL DE SEMANA

Em Belo Horizonte, o CELLOS-MG formará os quarenta candidatxs selecionadxs em história do movimento LGBTI, advocacy, conceitos básicos sobre gênero, orientação sexual, sexualidade e comunicação

Começa hoje, sexta-feira, 5, a primeira etapa do Projeto Protagonismo LGBTI, realizado pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS-MG). O projeto, que tem como objetivo formar militantes para atuar nas mais diversas regiões do Estado, conta com quarenta militantes que trazem consigo as mais diversas experiências e expectativas para começar os trabalhos. 

O projeto será feito em duas frentes: na primeira, iniciada neste final de semana, o foco será na formação dxs quarenta militantes. Quatro temas serão abordados. O primeiro é sobre a História do Movimento LGBTI, ministrado por Giovanna Araújo. 

Na sequência, a temática será de Gênero, Sexualidade e Política, com o facilitador Igor Monteiro. Fechando o processo, os participantes terão a palestra de Comunicação como Ferramenta Estratégica para o Ativismo LGBTI, com Bruno Greco, e por último abordando sobre Advocacy, Controle Social e Fortalecimento Institucional com Carlos Magno.

Bruno Chaves, diretor do CELLOS-MG e coordenador do Projeto Protagonismo LGBTI, realça a importância desta ação. 

"O projeto cumpre um papel importante de formação e interlocução dos movimentos em todo o Estado. Vivemos um momento de desmontes e ataques as liberdades individuais e coletivas, nossas formas de ser e relacionar estão no centro do debate conservador e são constantemente utilizadas para influenciar de forma destorcida a opinião pública. A formação é um pilar importante para a construção da resistência."

Já para Camila Oliveira, mulher trans e uma das militantes selecionadas, a importância da participação no projeto é um privilégio. 

"Levando em consideração que vivemos num país que mais assassina LGBTIs no mundo, principalmente travestis e transexuais, é uma responsabilidade e um privilégio de ter a oportunidade de trocar experiências e capacitações no âmbito coletivo.". Ela também realça que a formação visa com que os particpantes se tornem disseminadorxs e referência nesse processo de promoção a igualdade de direitos, busca da equidade e formulação de políticas públicas afirmativas específicas para a comunidade.

O evento ocorrerá no Auditório Diamantina do hotel Normandy, localizado na Rua dos Tamoios, 212, Centro. Hoje, sexta, a abertura do evento será às 19h. No sábado, 6, e no domingo, 7, o curso começará às 8h00. Toda a programação está detalhada nos arquivos em anexo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...