Pular para o conteúdo principal

SOLIDARIEDADE: ATRAÇÕES CULTURAIS MARCAM ENCERRAMENTO DE GINCANA SOLIDÁRIA NA UFLA


No próximo sábado, 27, será realizado o Dia D da ação "UFLA Alimenta - Gincana Solidária", que teve como objetivo envolver a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e da promoção da Segurança Alimentar e Nutricional, em atendimento às demandas da sociedade do município de Lavras, no Sul de Minas, e apoio do Banco de Alimentos, que está sendo criado na cidade.

O evento terá início às 09h30, no Centro de Integração Universitária (CIUNI) e é aberto não somente a comunidade da UFLA, mas como também a toda sociedade local. Neste dia será feita apuração do resultado, bem como haverá diversas atividades culturais. 

Na gincana, qualquer aluno devidamente matriculado na universidade pôde doar alimentos não perecíveis. O controle dos produtos arrecadados foi feito pelo peso dos mesmos (kg), adotando-se a equivalência 1 litro =1 quilo.

A doação será contabilizada para o curso de graduação do aluno que doou. Com isso, será premiado o curso que obtiver o maior volume de alimento arrecadado per capita, o curso com maior volume de arrecadação total e o curso com maior torcida, sendo que, nesta última categoria será avaliado o grito de guerra da equipe, incluindo parâmetros como empolgação, criatividade, respeito à diversidade, originalidade e coerência com o tema. . 

A gincana teve o apoio da UFLA, Prefeitura Municipal de Lavras, Coletivo SANS Lavras, Consea-MG, além das Atléticas, Centros Acadêmicos e demais comunidade acadêmica da universidade.

Confira a programação completa do Dia D:

09h30 -  Apresentação das Baterias das Atléticas da UFLA
10h00 - Fanfarra Infantil da Escola Municipal Álvaro Botelho
10h30 - Apresentação do Ballet Infantil Municipal
10h40 - Apresentação CheersLeaders da UFLA
11h00 - Cabelinho da Lua
11h30 - Banda Tiu Johnhy
12h00 - Premiação dos cursos vencedores e sorteio de brindes para os presentes

Sobre o Banco de Alimentos
O local onde funcionará o Banco de Alimentos está sendo reformado pela prefeitura. Será na Rua João Gonçalves Godinho, 195, Jardim Europa. Trata-se de uma iniciativa pautada na defesa do direito humano à alimentação adequada e na garantia da soberania e segurança alimentar e nutricional. A ideia é de que todos têm direito a ter acesso permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, sobre bases sustentáveis.

Após a inauguração, qualquer pessoa que queira contribuir pode se dirigir ao Banco de Alimentos e fazer sua doação. Mas o principal objetivo do Banco é combater o desperdício, recolhendo alimentos sem valor comercial, mas que ainda estejam adequados para consumo. Por isso, a expectativa é que os maiores parceiros sejam sacolões, supermercados, empresas e produtores rurais. Após passar por uma triagem de qualidade no Banco, os alimentos serão doados para instituições que distribuem refeições gratuitamente para pessoas em vulnerabilidade social e alimentar.

Alguns alimentos não serão recebidos no local; é o caso das refeições prontas, doces e pães com recheios cremosos e produtos com prazo de validade vencido.

A contribuição do DNU
Além da colaboração ativa no processo de implantação do Banco de Alimentos e com a campanha de arrecadação, o Departamento de Nutrição (DNU) da UFLA apoiará a equipe do Banco com ações educativas, voltadas para o consumo consciente e para o resgate da cidadania.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...