Pular para o conteúdo principal

UFLA DESENVOLVE TECNOLOGIA QUE PERMITE AOS CAFEICULTORES ALCANÇAR PRODUTIVIDADE MÁXIMA


O projeto de pesquisa “Crescimento e produção de cafeeiros fertirrigados conduzidos com diferentes níveis de adubação como forma de estabelecimento de curvas de resposta”, realizado em campo pelo Setor de Cafeicultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA), ainda em andamento, já aponta tendência de maior crescimento e produtividade dos cafeeiros manejados com adubações equilibradas planejadas. 

Os trabalhos – em parceria com o Consórcio Pesquisa Café e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) – foram feitos em uma lavoura que foi recepada em agosto de 2015.

O objetivo foi estabelecer curva de resposta do cafeeiro irrigado aos diferentes níveis de adubação, após poda de recepa (tipo de poda drástica que promove o corte baixo do “tronco” da planta, perdendo toda a copa). Tal curva permitirá aos cafeicultores decidirem quanto gastar de fertilizantes em suas lavouras nessa fase de recuperação. 

”Os níveis de adubação testados foram 10%, 70%, 100%, 130% e 160% de adubo NPK em relação à adubação padrão de 100%”, explicou o chefe do Departamento de Agricultura (DAG) da UFLA, Rubens José Guimarães, que é responsável pelo projeto.


O processo envolveu dois experimentos, sendo que no primeiro os níveis de adubação foram diferenciados desde a implantação da lavoura, simulando a implantação em diferentes condições de fertilização. Já no segundo experimento, a diferenciação da adubação ocorreu apenas um ano após o plantio, simulando a condição de cafeicultores que puderam implantar lavouras corretamente, mas que, depois de um ano, adubaram em função das diferentes condições financeiras.

Foram avaliadas características de crescimento, fisiologia, produtividade e qualidade. As avaliações de crescimento ocorreram em setembro de 2017 e janeiro e maio de 2018. “Com as curvas de regressão que estão sendo traçadas, será possível correlacionar as deficiências nutricionais com as respectivas quedas de produtividade e, consequentemente, as implicações econômicas do estudo”, declarou.

A pesquisa e a tecnologia (em fase de validação) estão servindo de subsídio à tese de autoria do doutorando Thales Barcelos Resende, que será defendida nos próximos meses. 

Assim, será também possível disponibilizar ao setor cafeeiro dados que correlacionam adubação com produtividade, permitindo planejamentos de adubação em função do preço de mercado dos fertilizantes, alcançando a produtividade máxima econômica nas lavouras.

da assessoria da InovaCafé

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...