Pular para o conteúdo principal

"CIÊNCIA NO BOTECO": ALFENAS RECEBE O FESTIVAL INTERNACIONAL PINT OF SCIENCE


“Ciência no boteco?”! A resposta para essa pergunta é “Pint of Science”! E Alfenas, no Sul de Minas, está novamente na rota desse festival de divulgação científica que foge das tradicionais palestras em auditórios. 

Este ano, o Pint of Science será realizado nos dias 20, 21 e 22 de maio, a partir das 19h, nos bares Espeto, Rockster e Skay e destaca bate-papos com cientistas sobre os temas “Divulgação das Ciências em foco”, “Estatística com sabor e economia”, “Neurociências para o dia a dia”, “Nutrição e superpoderes”, “Saúde, gestantes, serviço público e cotidiano”, “Softwares para o dia a dia”, “Sol, Terra e evolução” e “Terremotos e arqueologia”.

De acordo com Ihosvany Camps, professor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e coordenador do projeto em Alfenas, o intuito do Festival é trazer a Ciência para mais perto da população. “E que mais perto que divulgar, de forma descontraída, nos principais bares das cidades?”, ressalta.

Segundo Camps, na atual situação de desinformação sobre a importância das universidades públicas, o festival ganha uma importância ainda maior, pois é uma oportunidade única de apresentar as atividades de pesquisa que são realizadas nas universidades e institutos federais. “É uma possibilidade de abertura de diálogo direto entre os pesquisadores e a população, ajudando a divulgar o que é feito nos intramuros nesses centros, as ideias, os resultados e suas aplicações dando assim um feedback à população”, completa.

A programação do Pint of Science em Alfenas conta com 18 atividades. Para a fisioterapeuta Adriana Piccini, mestranda da UNIFAL-MG e que conversa com público sobre “Náusea e vômitos na gestação: um desconforto que pode ser tratado sem medicação”, o evento é a oportunidade da população conhecer as pesquisas realizadas na universidade e que futuramente serão parte do seu dia a dia.  

“Desde 2010, quando comecei os estudos e pesquisas na área de fisioterapia em Saúde da Mulher e Urologia no Laboratório de Urofisioterapia, o grupo de pesquisadores entende que há muito ainda a ser feito pela popularização da ciência e trabalhamos sempre nesse sentido, levar informações científicas à população”, afirma Piccini.

O professor Claudio Umpierre Carlan, do curso de História da UNIFAL-MG, fala sobre “Arqueologia: desenterrando o passado, para compreender o presente”. Para ele, é importante divulgar o trabalho desenvolvido pela universidade para a população de uma forma mais acessível. 

“Esse é o papel da ciência e dos cientistas, estarem cada vez mais próximos das ruas, divulgando seus trabalhos, mostrando como essas pesquisas ajudam e fazem parte do nosso dia a dia. Sem ciência, não existe vida", finaliza.

O Pint of Science nasceu em 2013 por iniciativa de dois pesquisadores de doenças neurodegenerativas do Imperial College (Inglaterra) que perceberam o interesse do público não acadêmico pela Ciência. 

Em 2019, o festival alcança 24 países e o Brasil é o campeão em número de cidades. Serão 85 cidades das cinco regiões brasileiras a sediar o evento. A programação conta com mais de 500 bate-papos sobre assuntos científicos em diversas áreas.

Outras informações no site: www.pintofscience.com.br 

Programação em Alfenas/MG

Dia 20/05

Tema: Divulgação da ciência em mídias digitais
Ministrante: Fabian Marcel Menezes (Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM) / Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Local: Espeto

Tema: Ciência Interativa: atividades de divulgação científica realizadas pela UNIFEI
Ministrante: Agenor Pina da Silva (Universidade Federal de Itajubá)
Local: Espeto

Tema: Arqueologia: desenterrando o passado, para compreender o presente
Ministrante: Cláudio Umpierre Carlan
Local: Rockster

Tema: Anomalias ionosféricas pré-terremotos
Ministrante: Dino Enrico D’Amico (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Local: Rockster

Tema: Atividade solar e relações Sol-Terra
Ministrante: Ray Fernando Hidalgo Ramírez (Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie, Escola de Engenharia, UPM)
Local: Skay

Tema: Evolucionismo e criacionismo: uma questão de crença?
Ministrante: Rogério Grassetto Teixeira da Cunha (Universidade Federal de Alfenas)
Local: Skay

Dia 21/05

Tema: Um gato e um átomo radiativo entram num bar...
Ministrante: Ihosvany Camps (Universidade Federal de Alfenas)
Local: Espeto

Tema: O tempo em três tempos
Ministrante: Samuel Bueno Soltau (Universidade Federal de Alfenas)
Local: Espeto

Tema: Nutrição de Boteco
Ministrante: Cíntia Onofra de Novais (Universidade Federal de Alfenas)
Local: Rockster    

Tema: Sem superpoderes: comer é simples
Ministrante: Luciana Azevedo (Universidade Federal de Alfenas)
Local: Rockster    

Tema: A conexão de áreas distintas do conhecimento humano através da busca matemática
Ministrante: Flavio Barbieri Gonzaga (Universidade Federal de Alfenas/SearchOnMath      
Local: Skay

Tema: Startopee
Ministrante: Caíque Matos            (Universidade Federal de Alfenas)
Local: Skay

Dia 22 de maio

Tema: Jovens e aprendizagem atual
Ministrante: Renato Camara Acconcia  (Espeto          Colégio CRA, Curso Bora Passar, Colégio Poliedro Poços e Pouso Alegre e São João da Boa Vista – SP)
Local: Espeto

Tema: A Neurociência da Dor e do Amor
Ministrante: Renato Leonardo de Freitas (Universidade Federal de Alfenas)
Local: Espeto

Tema: Você tem fome de quê?
Ministrante: Eric Ferreira (Universidade Federal de Alfenas)
Local: Rockster    

Tema: A Ciência Econômica no nosso cotidiano
Ministrante: Marcelo Lacerda Rezende
Local: Rockster    

Tema: Náusea e vômitos na gestação: um desconforto que pode ser tratado sem medicação
Ministrante: Adriana Piccini (Universidade Federal de Alfenas)
Local: Skay

Tema: Evidencias cientificas da qualidade dos serviços do sistema único de saúde
Ministrante: Simone Albino da Silva (Universidade Federal de Alfenas)
Local: Skay   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...