Pular para o conteúdo principal

EDUCADORA LANÇA, EM LAVRAS, SEU 23º LIVRO


A Associação de Pais e Amigos para o Apoio ao Talento (ASPAT) e o Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET) irão lançar no próximo dia 21, às 19h, na Fadminas, em Lavras, no Sul de Minas, o 23.º livro da educadora Zenita Guenther.

Em seu mais recente livro, intitulado “O Talento Informático: Reconhecer e Desenvolver”, Zenita Guenther traz uma mensagem de atenção para o que está acontecendo no caminhar da humanidade. Vivemos uma transição de eras, da industrial para a informatizada, situação ainda amplamente intocada pela Educação em nossos meios, algo que não se pode justificar mais.

O talento informático é observado por meio do desempenho superior, habilidade e gosto em explorar detalhes do computador, acompanhado de comportamento e ação compatíveis: procura com prazer, e adquire com afinco, o conhecimento mais abrangente da área, tem elevado nível de produtividade e, principalmente, interesse em desvendar os segredos dessa máquina chamada “inteligente”.

A pessoa que tem talento informático mostra habilidade e destreza frente ao computador, principalmente se for uma máquina diferente da sua própria; parece criar “laços afetivos”, uma forma especial de “paixão” por levar o computador a responder aos seus comandos, um grau de sensibilidade interna para sentir, mais que lembrar, ao escolher uma direção apropriada, seja para lidar com situações de uso comum, seja para enfrentar as inesperadas surpresas da informática.

No rol de qualidades pessoais, tem facilidade para pensar em termos de redes e esquemas não lineares, sem se aprisionar inteiramente à lógica do pensamento linear, de “começo, meio e fim”; mostra alegria, flexibilidade e facilidade para conviver com a possível ambiguidade das múltiplas configurações que uma tarefa pode apresentar, quando abordada por técnicas de informática; tem também boa produtividade, com poucos erros, habilidade e “abertura” para a possibilidade de encontrar meios variados na resolução de uma mesma situação, além de prontidão para aprender, experimentar e modificar seu modo de agir frente ao computador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...