Pular para o conteúdo principal

PRODUTORES DE AZEITE DE TODO O BRASIL SE REÚNEM EM SÃO LOURENÇO

A produção brasileira em 2018 foi da ordem de 170 mil litros, sendo 70 mil litros oriundos das propriedades situadas na Serra da Mantiqueira

São Lourenço, no Circuito das Águas, vai receber a Feira Nacional do Azeite, a Fenazeite Mantiqueira 2019. O evento vai acontecer entre os dias 17 e 19 de maio no estacionamento do Parque das Águas, e está sendo promovido pela Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (AssoOlive), entidade de classe que congrega os produtores de azeite da Serra da Mantiqueira e de outras regiões do Sudeste.

Segundo o empresário Nelson Cunha, diretor da Minasplan e idealizador da Fenazeite, para que o evento seja bastante atraente aos mais variados perfis de públicos estão  programadas para acontecer diversas atrações, como  o  Salão de Negócios e o Pavilhão do Azeite onde serão montados estandes para exposição e demonstração de produtos, equipamentos e serviços utilizados na cadeia produtiva do azeite e outros produtos correlatos.

Os produtores de azeite terão um espaço privilegiado para exposição,demonstração e degustação de azeite e uma Roda de Negócios envolvendo os compradores do produto. Segundo os dirigentes da AssoOlive espera-se a geração de negócios da ordem de R$ 100 mil nos três dias de evento.

Será montada uma Cozinha Modelo com modernos equipamentos onde chefes de cozinha e outros profissionais da gastronomia vão demonstrar as qualidades e versatilidades do azeite brasileiro.

O público participante poderá degustar, harmonizar e perceber a qualidade e pureza do azeite produzido no Brasil e comparar com similares importados. Renomados profissionais que atuam desde a pesquisa, produção e consumo de azeite já confirmaram presença e vão abordar  temas de interesse do público em geral.

O objetivo é promover, divulgar e abrir novos mercados para o azeite produzido no Brasil. O evento pretende reunir os produtores de azeite para expor e comercializar seus produtos. A Feira está aberta também para as indústrias e fornecedores de insumos e equipamentos utilizados nas diversas fases de processamento do azeite.

Para a prefeita Célia Cavalcanti, sediar um evento como este, é valorizar não apenas nosso município mas também toda região, visto que, num raio de aproximadamente 200 quilômetros, encontramos a mais plural e diversificada produção de azeite do Brasil.

O Azeite na Mantiqueira
Minas Gerais é um dos estados que mais produz azeite extra virgem do Brasil, concentrando sua produção em municípios como Maria da Fé, onde tudo começou há 15 anos, Aiuruoca, Alagoa, Itanhandu, Itamonte, Barbacena, Campanha, Poços de Caldas, entre outros.

Na serra da Mantiqueira se destacam ainda cidades como Campos do Jordão, Lorena, Santo Antonio do Pinhal e Piquete, no estado de São Paulo e, no Rio de Janeiro, a produção está concentrada em Resende e Teresópolis.

Segundo o presidente da AssoOlive, Nilton Caetano, o Brasil está entre os países que mais consomem azeite em todo o mundo. Nosso consumo está na casa das 70 mil ton./ ano e a Espanha é o maior produtor mundial. Portugal é o maior exportador deste produto para o Brasil.

O país vem produzindo azeite em pequenas quantidades desde 2008, tendo boa parte da sua safra concentrada em Minas Gerais, onde a extração comercial iniciou em Maria da Fé, pequena cidade do Sul de Minas, relata o engenheiro agrônomo da Epamig, Luiz Fernando de Oliveira, coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura, localizado no Campo Experimental de Maria da Fé (CEMF), onde desenvolve trabalhos com a cultura da oliveira e fruticultura de clima temperado.

A produção brasileira depois se expandiu para toda a Serra da Mantiqueira, Serra do Espinhaço e Serra da Bocaina entre outras, onde mais de 150 olivicultores se dedicam a esta atividade. A produção brasileira em 2018 foi da ordem de 170 mil litros sendo 70 ,il litros oriundos das propriedades situadas na Serra da Mantiqueira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...