Pular para o conteúdo principal

SECRETÁRIO DE ESTADO FAZ VISITA TÉCNICA NAS OBRAS DA MG-050 EM DIVINÓPOLIS

Expectativa é que alguns trechos sejam finalizados até dezembro de 2019

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) Marco Aurélio Barcelos Silva, afirmou que sua visita à Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, faz parte de uma inspeção para acompanhar o cronograma da AB Concessionária Nascentes das Gerais, que administra a MG-050. 

A reunião contou com a presença do diretor presidente da AB Concessionária Nascentes das Gerais José Renato Ricciardi, o prefeito Galileu Teixeira Machado (MDB), vereador Josafá Anderson (Cidadania), deputado estadual Fábio Avelar (Avante), deputado estadual Carlos Arantes (PSDB), deputado estadual Cleitinho Azevedo (Cidadania), representantes do DEER-MG, a comandante do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Amanda Cristina Miranda, o secretário municipal Júlio Campolina (SEMFOP) e o procurador do município Wendel Santos.

O secretário Marco Aurélio afirmou que desde os primeiros meses de Governo, a secretaria vem sendo solicitada pelos deputados, vereadores e chefes dos municípios da região Centro-Oeste para que fosse feita uma avaliação do andamento das obras e cronograma de entrega. 

“Nós ainda estamos mapeando, a equipe da Nascentes nos mostrou quais são as principais intervenções que devem ser realizadas aqui no município de Divinópolis. Vamos avaliar as razões esclarecidas por parte da Concessionária com relação aos atrasos nas obras, e verificar a procedência destas justificativas”, disse Marco Aurélio.

De acordo com o secretário, o fato é que a Parceria Público-Privada (PPP) da MG-050 tem um papel a cumprir por todos os municípios por qual ela corta, e a Secretaria de Transportes quer garantir que esse papel possa ser cumprido e as expectativas é de que o trecho se concretize.

O diretor presidente da AB Concessionária Nascentes das Gerais José Renato Ricciardi explicou que as intervenções realizadas na MG-050 como um todo contam com investimento de R$470 milhões.

"Essa reunião de hoje foi muito produtiva, tendo o secretário Marco Aurélio Barcelos junto com a gente, demonstrando que a PPP tende a transparecer que Estado e iniciativa privada podem propiciar o melhor para o usuário. Vamos ajustar algumas coisas que são necessárias para que possa dar ao usuário o melhor desempenho da rodovia”.


Cronograma
Segundo Marco Aurélio, durante a reunião com a Concessionária foi identificado que até o final do ano já existirá algumas intervenções na região do Distrito Industrial (trevo do Icaraí) e também com relação a ponte sobre o Rio Pará que está em fase de duplicação. 

O vereador Josafá Anderson que foi o interlocutor nesta visita do secretário de Estado em Divinópolis destacou a respeito de algumas mudanças no projeto da duplicação em três pontos distintos do município. 

“O que houve foi que o projeto da entrada dos bairros Icaraí e Lagoa dos Mandarins estava aprovado somente até o trecho da ponte do Gafanhoto, e estava faltando a parte do cruzamento que dá acesso ao bairro Niterói. E hoje com a visita do secretário foi apresentada uma alternativa de acesso para esse trecho que foi aprovado pela SETOP, DEER-MG, Nascentes das Gerais e pelo prefeito Galileu Machado, com data de término prevista para 2021” explicou o vereador.

Um segundo projeto apontado pelo parlamentar, é o do bairro Jardim das Oliveiras com acesso também ao Candelária. Josafá Anderson disse que cobrou a morosidade das obras, e o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas alegou junto da Nascentes das Gerais que será trocada a empresa terceirizada que está a frente do serviço, devido não estar atendendo as necessidades da obra. 

“As duas pendências existentes nesta localidade eram a questão da água pluvial que terá as manilhas do Córrego do Bagaço substituídas por quadro rígidos, ou seja galerias; e uma segunda opção que é a entrada e saída do bairro Jardim das Oliveiras que ficou definida pelo acesso na Rua Maria Pinto”, informou o parlamentar. Já o terceiro trecho que dá acesso aos bairros Serra Verde e Alvorada, o projeto não sofreu alterações e a previsão de entrega é para dezembro de 2019.

Contudo, o diretor presidente da concessionária José Renato, voltou a reforçar que até o final de 2019 a parte que compreende o Distrito Industrial (trecho do bairro Icaraí) e a duplicação da ponte sobre o Rio Pará já deverá ser entregue, porém o restante do cronograma de obras se estenderá até 2021. 

“Acreditamos que o problema de acesso ao Distrito Industrial será resolvido não havendo mais aquele entrelaçamento que existe hoje, considerando que uma parte da via passará por cima e outra por baixo da rodovia”. Por fim, o diretor admitiu que houve uma demora nas obras, mas justificou que isso se deu com relação as licenças ambientais.

com Liziane Ricardo - da assessoria da Câmara de Divinópolis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...