Pular para o conteúdo principal

V UFLA DE PORTAS ABERTAS ATRAI MAIS DE 18 MIL ALUNOS DO ENSINO MÉDIO


A mostra de profissões “UFLA de Portas Abertas” supera, mais uma vez, a expectativa de público. A 5ª edição do evento, realizada nesta quarta-feira, 22, atraiu mais de 18 mil estudantes do Ensino Médio, de 269 escolas não só de Minas Gerais, como também de São Paulo e Rio de Janeiro. Das 8 às 18 horas, foi intenso o movimento pelo campus, com estudantes se deslocando entre os departamentos para conhecer a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e seus cursos de graduação.


“Em cinco anos, o público do evento cresceu quase 400%. Isso demonstra a confiança que as escolas e os estudantes depositam na UFLA. E confirma que o evento cumpre especialmente a função de auxiliar os estudantes que estão decidindo sua vida profissional”, afirma o pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), professor Dany Flávio Tonelli, responsável pela organização do evento.

Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, o evento "é um momento de grande interação da Universidade com os jovens que vão construir o futuro do País". Além disso, ele destaca que a UFLA “está de portas abertas para a sociedade brasileira os 365 dias do ano, com o objetivo de atuar de forma construtiva e proativa".

É válido destacar que toda a comunidade interna se mobilizou para que o evento fosse um sucesso. Mais de 3 mil pessoas, entre servidores, professores e estudantes vinculados a núcleos de estudo, empresas juniores, ligas acadêmicas e projetos de extensão apresentaram as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nos cursos de graduação da UFLA. Uma amostra aos futuros universitários do que os aguarda não só na sala de aula, mas em variadas atividades extra-classe.

Esta foi a primeira vez que o estudante Pedro Henrique Carvalho Santos, da Escola Estadual Professor Daniel Ferreira Dias, do município de Campos Gerais, visitou a UFLA. Pedro ainda está em dúvida se cursa Engenharia Mecatrônica ou Ciência da Computação e se animou com o evento. “É bem legal essa mostra de profissões, porque no terceiro ano temos muitas dúvidas. Aqui podemos esclarecer todas elas, em todos os stands, de todos os cursos”.

A professora de Biologia Carla Freire, da Escola Estadual Dr. Joaquim Vilela, de Boa Esperança, trouxe os seus alunos ao evento pela segunda vez. “Acho fantástica essa oportunidade que a UFLA oferece de trazermos nossos alunos aqui, que em sua maioria são carentes e nem conheciam Lavras. Isso desperta neles o interesse, a vontade de estar na universidade e fazer a diferença.”

Carla estava acompanhada de sua ex-aluna Letícia Rios Coelho, que participou do UFLA de Portas Abertas em 2017 e, atualmente, cursa o 3º período de Educação Física na Universidade. “Eu me apaixonei pela UFLA e quis muito estudar aqui. Estava em dúvida entre Educação Física e Veterinária, no UFLA de Portas Abertas conheci as duas profissões e vi que queria mesmo Educação Física”, conta Letícia.


Sobre o evento
O UFLA de Portas Abertas é uma grande mostra de profissões, realizada com o objetivo de popularizar a formação de ensino superior e despertar o potencial dos estudantes para a ciência, a tecnologia e a inovação. O evento conta com uma intensa programação, composta por atividades variadas, como palestras, demonstrações, apresentações e visitas guiadas.

Para auxiliar os participantes, a empresa CompJúnior, formada por estudantes do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFLA, desenvolveu um aplicativo gratuito com informações gerais sobre a vida acadêmica, os cursos ofertados pela UFLA e um mapa para orientação no dia do evento. 

com assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...