Pular para o conteúdo principal

ASCAS RECEBE MÁQUINA DE MOER VIDRO PRODUZIDA POR ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI


Alunos e professores do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) inauguraram, na sede da Associação de Catadores de Material Reciclável de São João del-Rei (Ascas), a máquina de moer vidro produzida na universidade. Com a aquisição, a Ascas pode, agora, recolher vidros e proporcionar um destino correto ao material.

Segundo Zulmeia Dias, presidente da Associação, o maquinário fazia parte de uma antiga demanda do grupo de catadores, que, antes, nem mesmo recolhiam o produto, por não conseguir dar a destinação correta a ele. 

”Foi uma conquista muito grande. Antigamente a gente não recolhia vidro nenhum porque não tinha nem comprador, nem a máquina”, explica.

A decisão de desenvolver uma máquina que destruísse o vidro a fim de facilitar sua reutilização é crucial do ponto de vista ambiental, já que o vidro é um material não biodegradável e que permanece na natureza por cerca de dez mil anos. Por isso, o descarte desse material em locais inapropriados é considerado muito prejudicial à natureza.

A parceria Ascas e UFSJ
O trabalho conjunto da universidade com a Ascas ocorre desde o final do ano de 2002, por meio de um projeto de extensão/investigação cujo objetivo era auxiliar a Associação na sua organização como um empreendimento solidário. 

O projeto também visa estimular a inserção social desses trabalhadores qualificados da limpeza urbana, que em geral estão excluídos do mercado de trabalho, bem como a conscientização ambiental da população e a destinação adequada de resíduos sólidos recicláveis do município, a fim de tornar a preservação do meio ambiente uma realidade na cidade.

Como primeiro passo do projeto da máquina de moer vidro, os alunos identificaram a necessidade na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), programa de extensão universitária que trabalha desde 1999, inserindo no sistema formal de economia setores marginalizados economicamente. 

Uma vez encontrada a demanda, o aluno João Gabriel da Cruz Passos, em conjunto com os professores Artur Mariano de Souza Malafaia e Leandro Reis Muniz, elaboraram o projeto que veio a ser o trabalho de conclusão de curso do aluno. 

"A gente pesquisou como eram essas máquinas e achou uma mais ou menos nesse estilo de funcionamento que dava pra replicar. Aí adaptamos ela pra Ascas", detalha João.

Com a ajuda das alunas Ana Flávia Oliveira e Mariana Barroso, atuais participantes do projeto, foram levantados orçamentos e iniciada sua montagem, que teve ainda destinação de verba da ONG Atuação.

da assessoria da UFSJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...