Pular para o conteúdo principal

FÁBRICA SE TRANSFERE PARA MINAS E AINDA AMPLIA PRODUÇÃO

Empresa escolhe município de 4 mil habitantes onde gera mais de 200 empregos

Claraval é um pequeno município de cerca de 4 mil habitantes, situado na microrregião de Passos, no Sul de Minas. Sua origem remonta ao garimpo de diamantes nas águas do Rio das Canoas. Atualmente sua principal atividade econômica é o curtimento de couro, insumo para o polo calçadista de Franca, no interior de São Paulo, que fica a apenas 20 quilômetros de distância.

Em abril de 2014 um novo tipo de riqueza começou a aparecer em Claraval: a Stickfran, um dos principais fornecedores de componentes para calçados do Brasil - como cadarços e fitas elásticas -, decidiu transferir sua fábrica de Franca para Claraval. Foram investidos cerca de R$ 15 milhões, com a geração de quase 150 empregos.

Agora, em 2019, a empresa diversificou a linha de produção, com a inclusão dos zíperes. Já são mais de 200 empregos gerados e a empresa continua a crescer e a contratar.

O prefeito de Claraval, Luiz Gonzaga Cintra, atesta: “A vinda da Stickfran foi uma bênção para o município, montaram uma empresa bem estruturada. Foram gerados mais de 200 empregos de qualidade, que mudaram a vida de muita gente. O que mais me chama a atenção é o quanto os empregados gostam da empresa e como os patrões tratam bem o nosso povo”.

O funcionário Rafael Borges, chefe da seção de elásticos, ressalta a importância da empresa. “Devo tudo o que conquistei a Stickfran, ela é tudo na minha vida. O povo tem conseguido emprego”, comenta.

A Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), atuou em todas as fases do projeto, agindo como interlocutor da empresa com estado e prefeitura. Para Renato Raimundo, proprietário da empresa, e José Luís Borges, diretor geral, o Indi foi fundamental, ao proporcionar um suporte profissional que tornou a implantação mais ágil e econômica.

Por sua vez, a analista de promoção de investimentos, Larissa Souza Batista, que trabalhou no projeto de ponta a ponta, afirma: “É uma satisfação acompanhar a gênese de uma empresa como essa. Fico feliz em ter dado minha parcela de ajuda para melhorar a qualidade de vida em Claraval e ajudar o meu estado a avançar”.

O diretor do Indi João Paulo Braga avalia que este é um caso que serve de inspiração. “Quase 80% dos municípios mineiros têm menos de 20 mil habitantes. Boa parte deles são economicamente deprimidos e não oferecem perspectivas aos jovens que entram no mercado de trabalho. A Stickfran em Claraval mostra que é possível construir uma empresa competitiva, que gera empregos de qualidade, em um município pequeno. Esse atendimento está no cerne da missão do Indi de desenvolver a economia de Minas Gerais”, afirma.

da Agência Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...