Pular para o conteúdo principal

PROBLEMAS AMBIENTAIS IDENTIFICADOS NO LAGO DE FURNAS SERÃO DEBATIDOS EM FÓRUM SUSTENTÁVEL

Vista da cidade de Fama

Na próxima quarta-feira, 5, a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) vai promover na cidade de Fama, no Sul de Minas, o 1º Fórum Lago de Furnas Sustentável, uma parceria com a Associação do Circuito Turístico Lago de Furnas (Acilago), que visa abrir espaço para discutir problemas ambientais relacionados ao reservatório de Furnas, a partir de dados apontados por estudos realizados na Universidade.

Segundo a professora Maria José dos Santos Wisniewski, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG e coordenadora do evento, o Fórum reunirá pesquisadores, estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia, Geografia e Química e associações ligadas ao reservatório de Furnas para discutir com piscicultores e pescadores do município e região, bem como com usuários do reservatório em geral, sugestões de ações para a melhoria da qualidade da água e uso sustentável do entorno e do reservatório.

“A discussão entre os participantes do evento permitirá entender e colaborar com ações transformadoras que podem conduzir a um desenvolvimento social, econômico e ambiental, propiciando desenvolvimento sustentável e aprimoramento de políticas públicas”, afirma Profa. Maria José. 

Segundo ela, a formulação de sugestões objetivas nos grupos de trabalho previstos para o evento, pode auxiliar o Poder Público na implementação de ações voltadas para o uso sustentável do reservatório.

Durante o Fórum, serão apresentadas algumas das pesquisas que são desenvolvidas pelo grupo de pesquisa do Laboratório de Limnologia da UNIFAL-MG, no qual são realizados estudos sobre os corpos d’água de diversas regiões do Brasil, com enfoque especial ao reservatório de Furnas. 

Na página web do laboratório, o grupo apresenta a importância do trabalho desenvolvido: “Estudos limnológicos em corpos de água doce são necessários para se conhecer a diversidade e abundância dos organismos aquáticos e as características físicas e químicas destes ambientes.”

De acordo com o grupo de pesquisa, formado por cinco docentes, um técnico-administrativo e acadêmicos da graduação e pós-graduação de diversos cursos da UNIFAL-MG, sob a coordenação da professora Maria José, os sistemas como córregos, rios, lagos e reservatórios têm sofrido alterações resultantes das atividades da ação do ser humano sobre o meio ambiente nas bacias hidrográficas, o que causa a deterioração da qualidade da água e alteração destes ecossistemas aquáticos. 

“Com esses estudos pode-se fazer um diagnóstico da situação desses ambientes e fornecer subsídios para que medidas de preservação e de manejo sejam tomadas”, argumenta a coordenadora.

O evento vai acontecer no Hotel Náutico de Fama e as inscrições estão disponíveis aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...