Pular para o conteúdo principal

SESSÃO SOLENE CELEBRA BICENTENÁRIO DA VOLTA DE JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA AO BRASIL

Em homenagem aos 200 anos do retorno de José Bonifácio de Andrada e Silva ao Brasil, a Câmara dos Deputados realiza na próxima quinta-feira, 13, às 11 horas, uma sessão solene. A homenagem foi solicitada pelos deputados federais Enrico Misasi (PV-SP) e Lafayette de Andrada (PRB-MG), sendo uma atividade da Comissão Especial Curadora em Comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, coordenada pelo deputado Misasi. 

Durante a sessão solene, que acontece no plenário Ulysses Guimarães, será lançado um livro que conta a história de José Bonifácio de Andrada e Silva ao Brasil. Haverá ainda a obliteração de selo e lançamento de carimbo dos Correios alusivos ao fato, além de uma exibição de um vídeo institucional. 

O deputado Enrico Misasi reconhece a importância das comemorações do Bicentenário da Independência para valorização da nossa história. 

“Valorizar a nossa história é necessário para que a gente não esqueça de onde veio. José Bonifácio ocupa lugar de destaque na independência brasileira, que ao contrário do que aconteceu em outros países, não foi de ruptura, não foi revolucionária e sim um processo de amadurecimento”, afirmou. 

Como membros da comissão especial farão parte os deputados federais Lafayette de Andrada, Luiz Phillippe de Orléans e Bragança, Soraya Santos, Marcelo Calero, Gustavo Fruet e Jaqueline Cassol. 

Descendente de José Bonifácio de Andrada e Silva e representante da família Andrada no Parlamento, o deputado federal Lafayette de Andrada (PRB-MG) exalta a comemoração. “Importante reviver os grandes feitos dos heróis do passado. José Bonifácio foi o homem da independência, que consolidou a nossa unidade nacional."

O Bicentenário da Independência 
A programação faz parte de uma série de atividades promovidas pela Casa para lembrar os 200 anos de independência do Brasil (1822-2022) e fatos importantes que antecederam à data. 

As celebrações começaram em 2017, com homenagens pelos 200 anos da chegada da imperatriz Maria Leopoldina, esposa de Dom Pedro I, e, em 2018, pelos dois séculos da aclamação de Dom João VI como rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. 

Concursos
Em continuidade às celebrações, no mês de agosto será realizada uma exposição, concursos de desenho e de redação sobre o tema. 

Os concursos de desenho e de redação com o tema “José Bonifácio: um homem da política e da ciência” já estão com as inscrições abertas e os trabalhos podem ser enviados até o dia 12 de julho.

O resultado preliminar dos dois concursos será anunciado no dia 29 de julho. A premiação ocorrerá dia 19 de agosto, durante a sessão solene pelo Dia do Historiador. Mais informações podem ser obtidas no portal da Câmara. 

Hotsite
Toda a programação da iniciativa do deputado federal Enrico Misasi para a celebração dos 200 anos de independência do Brasil está no hotsite desenvolvido pela Câmara dos Deputados, que traz também informações históricas sobre a independência do país no contexto político internacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...