Pular para o conteúdo principal

BOLSISTAS NORTE-AMERICANAS ESTIMULAM TROCAS CULTURAIS NA UFLA E EM LAVRAS


A presença das bacharéis americanas Hali Mackinley Lester e Nadine Peterson no Departamento de Estudos da Linguagem (DEL) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem criado um ambiente de trocas culturais não só no meio acadêmico, como também no município. 

As jovens atuam como bolsistas do programa CAPES/Fullbright de Assistência ao Ensino da Língua Inglesa chamado English Teaching Assistants (ETA’s), que enfoca a integração bicultural.

As bolsistas desenvolvem oficinas diversas, palestras, workshops, clubes de conversação, atendimentos pessoais ou em grupos, dentre outras demandas que surgem através da solicitação da comunidade acadêmica. 

“Os assuntos abordados são sempre temas contemporâneos, coisas que estão acontecendo no mundo”, explica a professora do DEL Tânia Regina de Souza Romero.

Tânia afirma que a comunidade acadêmica tem acolhido bem a presença das ETA’s. “Vários departamentos convidam as bolsistas para apresentarem palestras ou realizarem workshops. Por exemplo, elas têm dado suporte semanal ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais”, ressalta.

Além do apoio à comunidade acadêmica, Hali e Nadine também atuam diretamente com as escolas públicas que fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). 

“Outras instituições do município também podem solicitar a visita das bolsistas, mas é preciso enviar o pedido com mais antecedência, pois elas já têm vários compromissos previamente marcados”, explica a professora do DEL Isabel Cristina Rodrigues Ferreira.

Outro trabalho importante das jovens americanas começou por iniciativa própria. Hali e Nadine vão, voluntariamente toda semana, ao Centro de Desenvolvimento do Potencial e do Talento (CEDET)  de Lavras ministrar aulas de inglês para crianças de 10 a 12 anos. 

“Estamos aqui para ajudar e ensinar, e queremos aprender também; isso vai auxiliar muito nosso crescimento cultural”, comentou Hali.

A biculturalidade é marcante também entre as ETA’s. Resultado disso é que as norte-americanas já possuem fluência na Língua Portuguesa. 

“Optamos por não morar juntas para termos contato direto e constante com o Português e, dessa forma, aprimorar nosso aprendizado”, disse Nadine.

As bolsistas iniciaram as atividades em março e permanecem na UFLA até o mês de novembro. Este é o 5º ano consecutivo que a UFLA obtém aprovação no projeto. A agenda semanal das atividades desenvolvidas pode ser conferida nas redes sociais: uflaletrasetas2019 (Facebook) ou @ufla_etas19 (Instagram).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...