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BR-354 TERÁ MAIS SETE RADARES EM 60 DIAS

Diário de Campo Belo e o então vereador Luciano Alvarenga tiveram participação atuante por meio do movimento "Pela Vida na BR-354", em prol de melhorias na estrada
Mauro Lopes na Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas debate a situação em que se encontra a BR-354, especialmente no trecho que liga Perdões a Formiga

A rodovia federal BR-354, que corta a região Centro-Oeste de Minas, terá mais sete radares em até 60 dias. O anúncio foi feito pelo deputado federal Mauro Lopes (MDB-MG), que participou, nesta segunda-feira, 8, de audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Os radares serão instalados entre Perdões e Formiga, trecho que foi objeto da audiência, sendo um equipamento em Cana Verde e um em Perdões, dois em Candeias e três em Campo Belo. O superintendente regional do Dnit em Minas, Danilo de Sá Viana Rezende, também anunciou que foi homologado nesta segunda, 8, o edital de conservação rotineira desse trecho da BR-354, no valor de R$ 9,6 milhões e com contratação prevista para daqui a 15 dias. O trabalho inclui a capina e eventual tapa buraco.

Os prefeitos da região, porém, querem mais e demandam, por exemplo, a reforma da pista com piso mais aderente e ajustes para escoamento de água; implantação de terceira faixa e acostamento, além da sinalização de pontos críticos.

Movimento em prol de melhorias
A situação alarmante da BR-354 sempre foi alvo de preocupação e mobilização por parte da população, lideranças e imprensa de Campo Belo. Em 2015, a produção do site Diário de Campo Belo (DCB) e o então vereador Luciano Alvarenga realizaram o movimento "Pela vida na BR-354". A proposta teve grande apoio por parte da população campobelense e centenas de assinaturas de moradores da cidade e região foram coletadas em um abaixo assinado que solicita melhorias para a segurança na rodovia.

Mauro Lopes então levou levou à Brasília as assinaturas e cópias das reportagens publicadas que mostraram as inúmeras tragédias ocorridas na rodovia. Naquela ocasião senadores e deputados apoiaram o movimento e o Dnit começou a instalação de radares.

Problemas
“O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) está com os contratos feitos”, reforçou o parlamentar. Com grande experiência na área, Mauro Lopes acrescentou que a BR-354 tem traçado antigo e defeitos técnicos, como curvas que projetam os veículos para fora, sem que haja uma área de segurança (suplementação).

“Ela precisa também, além dos radares, de balança para conter o tráfego de caminhões com excesso de peso. Esses caminhões causam exsudação na pista, uma ondulação que pode ocasionar o descontrole da direção”, apontou.

Número de acidentes cresceu 81% em cinco anos
O prefeito de Campo Belo, Alisson de Assis Carvalho, afirmou que os problemas são crônicos no trecho da BR-354 entre Perdões e Formiga, agravados pelo aumento do número de caminhões que fogem dos pedágios na Rodovia Fernão Dias. Ele apresentou dados de acidentes, levantados pela prefeitura e pela Polícia Rodoviária do Estado.

Entre janeiro de 2018 e 10 de junho de 2019, foram registrados 172 acidentes no trecho, com 26 vítimas fatais, além de outras gravemente feridas das quais não se tem notícia sobre a recuperação ou óbito. Os números de atendimentos dos Bombeiros em 2019 já supera os 24 atendimentos feitos em todo o ano de 2018. E nos últimos cinco anos, o número de acidentes aumentou 81%.

O levantamento aponta como principais causas dos acidentes a velocidade incompatível com o local, além de aquaplanagem e derrapagem.

O superintendente do Dnit detalhou que o trecho de 94,8 quilômetros entre Perdões e Formiga tem média de 4.500 veículos/dia, considerada grande. É alto também, segundo ele, o índice de composições pesadas, como os chamados bitrens. “Ela liga importantes vias como as BR-262, a MG-050 e a BR-381”, justificou.

Prefeitos pedem ações emergenciais
Prefeitos, vereadores e lideranças comerciais pontuaram ações que consideram urgentes na BR-354. O prefeito de Candeias, Rodrigo Moraes Lamounier, por exemplo, citou o tráfego diário de ônibus escolares na rodovia e as péssimas condições de visibilidade no trevo do município, localizado em uma curva.

O mesmo foi apontado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Campo Belo, Fabrício Rodrigues Teixeira, que questionou o Dnit sobre as regras para iluminação do trevo da cidade, por onde circulam as vans escolares. Ele ainda lembrou que as condições ruins da rodovia prejudicam os investimentos na região e encarecem, por exemplo, o escoamento da produção local.

Já o prefeito de Cana Verde, Eduardo Cardoso Garcia, reiterou que o excesso de peso é o principal problema da via. E a vereadora de Campo Belo, Rosângela Casaca, apontou problemas na alça da BR-354 que leva à BR-369. Todos eles celebraram o anúncio dos radares.

com assessoria da ALMG

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