Pular para o conteúdo principal

ESTUDO INVESTIGA USO DE RESÍDUOS DE POLVILHO PARA ALIMENTAÇÃO DE GADO


Um projeto de melhoramento da alimentação de gado de corte, no período seco do ano, a partir de resíduos de mandioca, está em andamento no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerai (IFSULDEMINAS), campus Inconfidentes. 

O experimento intitulado “Utilização de resíduo de fécula de mandioca corrigido com ureia para suplementação de gado de corte no período seco” é coordenado pelo professor do curso Técnico em Agropecuária, Gusthavo Ribeiro Vaz.

O projeto teve início a partir de uma demanda de produtores de polvilho e de criadores de gado da região. 

“Há uma geração muito grande de resíduo a partir da atividade extratora de fécula de mandioca para a produção de polvilho na região. Somando a isto, há a falta de alimento para o rebanho bovino no período seco do ano”, explicou o professor Gusthavo, destacando a união desses dois problemas para a criação do invento. Vinte novilhas da raça nelore do rebanho do IFSULDEMINAS estão sendo acompanhadas.

O projeto está sendo viabilizado por meio de uma parceria com uma empresa privada que oferece ureia de liberação lenta como fonte de enriquecimento alimentar. 

“Misturamos essa ureia com os bagaços de polvilho, enriquecendo com fonte de proteína para acelerar o ganho de peso dos animais”, completou o educador.

Participação dos estudantes
O trabalho conta com a participação de dez estudantes do mesmo curso que atuam de forma voluntária na condução do experimento. Os estudantes fazem o manejo dos animais e elaboram relatórios das atividades como condução do rebanho da pastagem até o curral, a alimentação e a devolução dos animais ao piquete de pastejo, além de pesagem e vermifugação. 

“Você já vê o resultado. O animal está engordando mesmo”, constatou o aluno Igor Antônio Martins. “A gente vê a diferença e o ganho de peso”, concordou outra estudante integrante do grupo de pesquisa, Isadora Stefani da Silva.


Faz parte da metodologia da pesquisa a averiguação da qualidade da pastagem. Mensalmente se faz uma coleta de material do pasto e, em laboratório, se investiga as características do capim consumido pelas novilhas.

Resultado
A pesquisa teve início no mês de junho e deve se estender até meados de agosto, quando os pesquisadores obterão o resultado e verificarão se o gado obteve ou não ganho de peso. A apuração do experimento também estimará o retorno financeiro da aplicação deste tipo de alimentação.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...