Pular para o conteúdo principal

EXPEDIÇÃO UNIVERSITÁRIA BRASIL NORTE-SUL PERCORRE 15 MIL QUILÔMETROS DE ÔNIBUS


40 estudantes de diferentes instituições – Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) participam da Expedição Brasil Norte-Sul. 

A expedição é coordenada há 10 anos pelo professor Renato Robert, do Laboratório de Abastecimento e Mecanização Florestal da Universidade Federal do Paraná (Lamec) da UFPR e tem como objetivo o intercâmbio de conhecimentos. 

Além disso, a expedição também visa apresentar a diversidade de biomas brasileiros, além das diferentes culturas e aspectos relativos à ciência florestal em um roteiro de 15 mil quilômetros que inclui visitas a diversas instituições de pesquisa e ensino, empresas florestais e unidades de conservação, desde o sul do país até o Peru. 


A viagem teve início no dia 8 de julho e deve durar 27 dias. A expedição já passou pela Argentina, segue a Rio Branco e Xapuri, no Acre, e encerra no final de julho em Cusco, no Peru. Na aula prática, os estudantes aprenderam mais sobre floresta plantada e recuperação de nascentes.

No último domingo, 21, a Expedição Florestal Brasil Norte-Sul fez visitação programada na vitrine do Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, no Estado de Rondônia. O local abriga anualmente a maior feira do agronegócio do Norte brasileiro, a Rondônia Rural Show Internacional. Em 2019, o evento chegou à oitava edição movimentando R$ 703 milhões em negócios. Durante quatro dias, em maio, a visitação à feira registrou a presença de 120 mil pessoas.

Visitação a recuperação de nascente na vitrine do Centro Tecnológico Vandeci Rack

De acordo com o site de notícias do Governo de Rondônio, na primeira participação em expedição, a recém-formada Rayssa Martins considera a viagem como gratificante em termos de aprendizado. A recuperação de nascente no Centro Tecnológico chamou a atenção dela. 

“A conservação da água é que vai gerar empregos e manter os nichos agroflorestais”, disse a ex-estudante da UFLA. 

Roteiro
O roteiro inclui visitas a diversas instituições, como as empresas Valor Florestal, Remasa, Suzano, Eldorado, Itaipu Binacional, TRC Teak Resources Company, AMATA, as entidades Embrapa- AC, Universidad Nacional de Misiones, na Argentina, e Universidad Nacional Amazonica, de Madre de Dios, no Peru. 

Neste último destino, ocorrerá um seminário Brasil- Peru com apresentações feitas pelos estudantes de ambos países, além de visitas em locais como concessões florestais e as empresas peruanas Bozovich e Hidreletrica San Ignacio e as argentinas Cooperativa Montecarlo de plantação de Erva Mate e Arauco.

A viagem conta com o apoio da empresa Komatsu Forest.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...