Pular para o conteúdo principal

PARCERIA COM UNIVERSIDADE POSSIBILITA PROFISSIONALIZAÇÃO DE DETENTOS DO SUL DE MINAS

Detentos atuam na manutenção do prédio de veterinária e na fazenda do Centro Universitário de Itajubá

Uma parceria com o Centro Universitário de Itajubá tem transformado a rotina de seis internos que cumprem pena no presídio local, situado na região Sul do estado. No ambiente acadêmico os detentos estão tendo a chance de reconstruir suas vidas e, diariamente, ganham a oportunidade de aprender com os alunos e os professores que frequentam o Hospital Veterinário e a fazenda da instituição de ensino.

Os presos estão executando atividades de manutenção e pintura predial, além de trabalharem na fazenda da faculdade com ordenha, produção de cercas, entre outros serviços. O Centro Universitário já é parceiro da unidade prisional de longa data. O presídio já recebeu doações de computadores, móveis e demais equipamentos para a escola instalada dentro da unidade. Agora são os internos que contribuem com a instituição de ensino, oferecendo mão de obra para as atividades da veterinária.

Renato da Silva, de 29 anos, foi um dos escolhidos para trabalhar na parceria. Segundo ele, poder sair da unidade e estar num lugar tão diferente da sua rotina mudou sua perspectiva de vida. “Aqui eu estou no meio de outras pessoas e me sinto sendo ressocializado. Eu quero sair e dar continuidade a esta rotina: trabalhar e estudar. Tenho a intenção de fazer um curso profissionalizante de eletricista”.

Segundo Renato, a parceria foi uma porta que se abriu para que ele pudesse enxergar que pode conquistar muito por meio do trabalho. “As pessoas nos veem com outros olhos quando estamos trabalhando. Por mais que tenhamos errado na vida, ganhamos uma nova chance e temos que agarrar firme e seguir em frente”, finaliza.

Para o diretor de Atendimento da unidade prisional, Leandro Rodrigues, a parceria beneficia a todos. Ele ressalta a importância da aceitação da Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (Fepi), mantenedora do centro universitário, em receber os internos e entender a relevância de se empregar mão de obra prisional, já que a relação próxima com a população carcerária contribui para a quebra do preconceito que ainda existe na sociedade.

“Logo esses alunos que estão convivendo com os internos estarão trabalhando em hospitais, prefeituras, empresas, e terão outra visão sobre a ressocialização. Serão, possivelmente, multiplicadores dessa iniciativa”, conclui.

Pelo trabalho executado os presos recebem ¾ do salário mínimo e remição de pena, em que, a cada três dias trabalhados, um é diminuído da pena. A seleção dos detentos é feita pela Comissão Técnica de Classificação (CTC) do presídio, composta por servidores da Segurança, Serviço Social, Saúde, direção, Psicologia, produção, jurídico e inteligência. Esses profissionais avaliam o comportamento e outros temas relativos ao cumprimento da pena.

Parcerias
O Presídio de Itajubá possui 14 parcerias de trabalho, sendo 11 oficinas internas e três externas. São 180 presos executando diversos serviços, seja em prol da unidade ou de parceiros privados, prefeituras e comunidade. No início deste ano, o presídio foi reconhecido como unidade-escola. O reconhecimento tem como objetivo replicar para outras unidades prisionais de Minas Gerais os conhecimentos e processos das áreas de ensino, trabalho, saúde, assistência religiosa e familiar realizados no local.


A unidade prisional de Itajubá destaca-se, não somente no Sul de Minas, mas em todo o estado, como um presídio que vai além do atendimento aos eixos determinados pela Lei de Execução Penal (LEP). O bom relacionamento dos diretores geral e de atendimento do presídio - Rodney Dantas Pinto e Leandro Rodrigues Palma - com instituições públicas e privadas, além da sociedade civil da região, possibilitaram o apoio a projetos sociais e filantrópicos que são realizados pela unidade prisional e reconhecidos pela comunidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...