Pular para o conteúdo principal

PARCERIA COM UNIVERSIDADE POSSIBILITA PROFISSIONALIZAÇÃO DE DETENTOS DO SUL DE MINAS

Detentos atuam na manutenção do prédio de veterinária e na fazenda do Centro Universitário de Itajubá

Uma parceria com o Centro Universitário de Itajubá tem transformado a rotina de seis internos que cumprem pena no presídio local, situado na região Sul do estado. No ambiente acadêmico os detentos estão tendo a chance de reconstruir suas vidas e, diariamente, ganham a oportunidade de aprender com os alunos e os professores que frequentam o Hospital Veterinário e a fazenda da instituição de ensino.

Os presos estão executando atividades de manutenção e pintura predial, além de trabalharem na fazenda da faculdade com ordenha, produção de cercas, entre outros serviços. O Centro Universitário já é parceiro da unidade prisional de longa data. O presídio já recebeu doações de computadores, móveis e demais equipamentos para a escola instalada dentro da unidade. Agora são os internos que contribuem com a instituição de ensino, oferecendo mão de obra para as atividades da veterinária.

Renato da Silva, de 29 anos, foi um dos escolhidos para trabalhar na parceria. Segundo ele, poder sair da unidade e estar num lugar tão diferente da sua rotina mudou sua perspectiva de vida. “Aqui eu estou no meio de outras pessoas e me sinto sendo ressocializado. Eu quero sair e dar continuidade a esta rotina: trabalhar e estudar. Tenho a intenção de fazer um curso profissionalizante de eletricista”.

Segundo Renato, a parceria foi uma porta que se abriu para que ele pudesse enxergar que pode conquistar muito por meio do trabalho. “As pessoas nos veem com outros olhos quando estamos trabalhando. Por mais que tenhamos errado na vida, ganhamos uma nova chance e temos que agarrar firme e seguir em frente”, finaliza.

Para o diretor de Atendimento da unidade prisional, Leandro Rodrigues, a parceria beneficia a todos. Ele ressalta a importância da aceitação da Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (Fepi), mantenedora do centro universitário, em receber os internos e entender a relevância de se empregar mão de obra prisional, já que a relação próxima com a população carcerária contribui para a quebra do preconceito que ainda existe na sociedade.

“Logo esses alunos que estão convivendo com os internos estarão trabalhando em hospitais, prefeituras, empresas, e terão outra visão sobre a ressocialização. Serão, possivelmente, multiplicadores dessa iniciativa”, conclui.

Pelo trabalho executado os presos recebem ¾ do salário mínimo e remição de pena, em que, a cada três dias trabalhados, um é diminuído da pena. A seleção dos detentos é feita pela Comissão Técnica de Classificação (CTC) do presídio, composta por servidores da Segurança, Serviço Social, Saúde, direção, Psicologia, produção, jurídico e inteligência. Esses profissionais avaliam o comportamento e outros temas relativos ao cumprimento da pena.

Parcerias
O Presídio de Itajubá possui 14 parcerias de trabalho, sendo 11 oficinas internas e três externas. São 180 presos executando diversos serviços, seja em prol da unidade ou de parceiros privados, prefeituras e comunidade. No início deste ano, o presídio foi reconhecido como unidade-escola. O reconhecimento tem como objetivo replicar para outras unidades prisionais de Minas Gerais os conhecimentos e processos das áreas de ensino, trabalho, saúde, assistência religiosa e familiar realizados no local.


A unidade prisional de Itajubá destaca-se, não somente no Sul de Minas, mas em todo o estado, como um presídio que vai além do atendimento aos eixos determinados pela Lei de Execução Penal (LEP). O bom relacionamento dos diretores geral e de atendimento do presídio - Rodney Dantas Pinto e Leandro Rodrigues Palma - com instituições públicas e privadas, além da sociedade civil da região, possibilitaram o apoio a projetos sociais e filantrópicos que são realizados pela unidade prisional e reconhecidos pela comunidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...