Pular para o conteúdo principal

PERDA DE VALIDADE DE MP É UMA VITÓRIA PARA OS SINDICATOS E TRAZ SEGURANÇA JURÍDICA

Assinada pelo presidente Jair Bolsonaro em 1º de março deste ano, a Medida Provisória (MP) 873/19 perdeu validade nesta sexta, 28, já que não foi votada no Congresso. A MP tratava sobre a proibição das empresas atuarem como intermediárias no pagamento das contribuições sindicais. 

A regra, que valeu por 120 dias, estipulava que os trabalhadores que aceitaram contribuir com os sindicatos deviam realizar o pagamento da contribuição por meio de boleto bancário ou equivalente eletrônico, que era enviado até a sua casa ou para a sede da empresa. 

A partir de hoje, então, as empresas poderão voltar a reter a contribuição diretamente na fonte (salário do empregado) e repassar o valor para as entidades de classe.

Ana Paula Smidt Lima [foto], advogada especialista em Direito do Trabalho do escritório Custódio Lima Advogados Associados, analisa que a perda da validade da MP foi uma grande vitória para os sindicatos, que estão sofrendo grandes dificuldades desde a aprovação da Reforma Trabalhista, em novembro de 2017. Ela lembra que a contribuição continua voluntária, ou seja, o empregado precisa declarar expressamente sua vontade de contribuir.

"Com a MP em vigor, os sindicatos estavam sofrendo com uma burocracia enorme, já que eles precisam achar o endereço do contribuinte e essa pessoa tinha que ir ao banco para pagar o boleto. As entidades sindicais estão com déficit de pessoal e isso estava atrapalhando bastante. A volta do status anterior, sem proibição das empresas fazerem o repasse, é benéfico porque os sindicatos vão poder ter uma regularização de receita e certeza de recebimento, visto que o empregador vira um intermediário, já que ele desconta direto na fonte e repassa o valor", pontua Ana Paula.

A advogada afirma também que a queda da MP era esperada. Ela defende que governar por medidas provisórias é temerário porque causa uma insegurança jurídica muito grande. No caso da MP 873/19, Ana Paula diz que durante 120 dias as empresas ficaram sem realizar o recolhimento e o repasse das contribuições e que isso chegou a gerar ações e novas demandas para o Judiciário, que acabou nem realizando audiências e julgamentos para analisar os casos.

"A queda da MP 873/19 traz de novo uma segurança nas relações entre trabalhadores e entidades representativas de classe. Agora tanto a mensalidade como as contribuições estabelecidas em conveções coletivas poderão voltar a serem recolhidas pelas empresas e repassadas para os sindicatos, o que diminui a burocracia imposta pela medida provisória. É um ponto positivo para os sindicatos e que deixa a relação com os trabalhadores mais segura, juridicamente falando", finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...