Pular para o conteúdo principal

UFLA É PARCEIRA DE OBRA REÚNE 10 ANOS DE PESQUISAS EM GESTÃO AMBIENTAL DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS

O livro é o sétimo volume da série Peixe Vivo, que faz parte do programa da Cemig que tem o mesmo nome

A Companhia Enérgita de Minas Gerais (Cemig) promoveu na última quarta-feira, 5, o lançamento do livro "Bases conceituais para conservação e manejo de bacias hidrográficas". 

A edição, realizada em parceria com Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) reúne o resultado de dez anos de pesquisa no desenvolvimento de índices que são aplicadas nos reservatórios da companhia para avaliar a integridade ambiental de bacias hidrográficas onde estão localizadas as usinas, gerando subsídios para uma gestão ambiental mais sustentável.

O lançamento fez parte do evento "O Meio Ambiente e a Cemig", que aconteceu na sede da empresa em Belo Horizonte, abordando as principais ações desenvolvidas pela Cemig relacionados à Gestão Ambiental, também no que diz respeito à rastreabilidade de resíduos, manejo da vegetação, licenciamento ambiental e qualidade da água, além da preservação da fauna aquática.

Segundo Rafael Augusto Fiorine, gerente de Ações e Programas Ambientais e Apoio à Operação da Cemig, o livro reforça o compromisso e o empenho da empresa na preservação das bacias onde atua, bem como no fomento dos estudos relacionados ao assunto. 

“O livro é o sétimo volume da série Peixe Vivo, que faz parte do programa da Cemig que tem o mesmo nome. É um orgulho para nós, da empresa, mais esta edição, que traz os resultados de uma ampla pesquisa que vai beneficiar e subsidiar pesquisadores e estudantes em seus trabalhos”, salienta Rafael Augusto.

Segundo o site da UFMG, a parceria permitiu, nas palavras de um dos seus autores, o professor Marcos Callisto, do Departamento de Biologia Geral da UFMG, “recursos financeiros para manutenção de estudantes e pesquisadores associados, intercâmbio nacional e internacional com envio e recebimento de pesquisadores, aquisição de equipamentos e materiais de consumo e, o que é mais caro em projetos de pesquisa em ecologia, a realização de intenso trabalho de campo”.

O programa Peixe Vivo, lançado em 2007, tem o objetivo de desenvolver ações destinadas à preservação e manejo sustentável das bacias hidrográficas. 

Os outros livros da série, já lançados, estão disponíveis no neste endereço​. Em breve, será disponibilizado também a sétima edição Bases conceituais para conservação e manejo de bacias hidrográficas.​

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...