Pular para o conteúdo principal

CIENTISTAS DO VIRGINIA TECH CONHECEM PROJETOS DA UFLA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PARCERIAS


Pesquisadores da Virginia Polytechnic Institute e State University (Virginia Tech) estiveram na Universidade Federal de Lavras (UFLA) entre os dias 7 e 9 para conhecer os projetos desenvolvidos pela Universidade na área de ciências florestais e estabelecer as próximas etapas para efetivação das parcerias previstas no Protocolo de Intenções entre as duas instituições, assinado em 25 de fevereiro deste ano.

Representantes do instituto americano visitaram Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf) da universidade, vinculado ao Departamento de Ciências Florestais (DCF), e se reuniram com o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo. 

Os cientistas se inteiraram sobre os projetos de manejo florestal realizados de forma conjunta com outras instituições, como é o caso do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) desenvolvido em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro - o sistema é a maior plataforma para armazenamento de dados ambientais existente no mundo, integrando e gerenciando os dados ambientais dos imóveis rurais de todo o Brasil levantados no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O pesquisador Harold Burkhart, pioneiro nos estudos sobre biometria florestal no mundo, ressaltou que ambas as instituições terão ganhos com os projetos desenvolvidos em parceria. “Estou muito impressionado com o trabalho acadêmico e tecnológico de ponta desenvolvido na UFLA. É muito natural que haja essa aproximação para a criação de novos projetos. Essa cooperação vai trazer benefícios mútuos”, explicou o cientista da Virginia Tech.

Ressaltando a estrutura e o capital humano da UFLA, a pesquisadora da instituição americana Stella Zucchetti Schons do Valle reforçou que se dedicará para que o acordo apresente ótimos resultados em intercâmbio e produção de conhecimentos e tecnologias conjuntas nas áreas de economia, manejo e biomestria florestal, pesquisa operacional, inventário florestal e geoprocessamento.

O reitor da UFLA José Roberto Scolforo salientou a importância desse trabalho de cooperação, resultado de esforços de negociação feitos em 2018. 

“A Virginia Tech possui uma grande gama de professores qualificados, como Harold Burkhart, que pode ser considerado o ‘pai’ da biometria florestal. Então, é uma parceria bastante estratégica para que a UFLA amplie seus projetos, ao mesmo tempo em que fortalece as ações de internacionalização da Universidade como um todo. “

Localizada em Blacksburg, no estado da Virgínia, a Virginia Tech possui 110 bacharelados, 170 programas de mestrado e doutorado e mais de 34 mil estudantes. Profissionais e estudantes de todas as áreas do conhecimento que tenham interesse em algum tipo de colaboração com a Virginia Tech já podem procurar pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), para conhecer mais detalhes a respeito da cooperação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...