Pular para o conteúdo principal

NAZARENO INVESTE NO TURISMO RURAL

Município aposta em seu potencial turístico e capacita servidores

Nazareno está entre os municípios do Circuito Trilha dos Inconfidentes que estão investindo na capacitação de novos Agentes de Turismo Rural na região. O curso, em seis módulos, já está em andamento, e dois servidores, inscritos pela prefeitura, se tornarão multiplicadores das técnicas e conhecimentos adquiridos. 

"O Turismo Rural é, sem dúvida alguma, um mercado muito promissor, que avança cada vez mais forte em Minas Gerais, e Nazareno não ficará de fora, temos atrativos únicos na região e vamos continuar investindo na área", afirma o prefeito José Heitor Guimarães de Carvalho.

Segundo o prefeito, a expectativa é que, após o curso, a dupla de servidores de Nazareno desenvolva entre a comunidade técnicas de turismo receptivo e de sensibilização para o potencial turístico do município. 

"Furnas, por exemplo, é um grande potencial em turismo e esportes aquáticos, são muitos quilômetros de represa à nossa disposição", divulga José Heitor destacando ainda as comunidades quilombolas, a forte cultura religiosa local, com tradição em congadas e folia de reis, além do rico artesanato e diversificada culinária de Nazareno.

"Aqui, em Nazareno, temos moda de viola, um bom queijo mineiro, goiabada cascão e cachaça da boa. Temos belas opções de passeio, à cavalo ou charrete, cachoeiras maravilhosas e casarões de fazendas centenárias. Somos um município abençoado", alegra-se o diretor de Cultura Gabriel Heitor Ribeiro, que faz a capacitação em São João del-Rei, ao lado da servidora Valdenice Adriana da Silva.

Potencial
Um dos primeiros passos para o desenvolvimento do turismo rural em Nazareno é definir os potenciais roteiros turísticos e identificar pessoas dispostas a ajudar o município a implantar e desenvolver projetos que atraiam o turista. Se você se identifica com essa proposta, é só entrar em contato com o Gabriel Heitor pelo telefone (35) 3842-1166 ou pelo e-mail cultura@nazareno.mg.gov.br. 

A participação é aberta para todos, tanto comunidade urbana como rural.

Sobre o curso
O curso de Agente de Turismo Rural é promovido numa parceria entre municípios da região, Sindicato dos Produtores Rurais de São João del-Rei, SENAR e Circuito Trilha dos Inconfidentes. O Objetivo principal é fortalecer e desenvolver o turismo rural nos municípios que fazem parte da Trilha dos Inconfidentes. 

Os módulos são mensais, tendo ocorrido em início de julho, o Módulo 1, com o tema Produtos e Serviços. 

Confira os demais temas e respectivos meses: Módulo 2, Segurança nas Atividades (Agosto); Módulo 3, Condução (23 a 27 de setembro); Módulo 4, Roteirização (21 a 25 de outubro); Módulo 5, Meios de Hospedagem e Alimentação ( 18 a 22 de novembro); Módulo 6, Comercialização ( 10 a 13 de dezembro).

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...